Bom momento para empresas brasileiras começarem a exportar

Publicado em: 17 setembro de 2021
Compartilhar:

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$10,4 bilhões em junho de 2021, segundo informações do Ministério da Economia, do Governo Federal. O saldo positivo ocorre quando as exportações superam o volume de importações no país. 

Por esse motivo, a inserção das empresas brasileiras no cenário do Comércio Internacional neste momento é extremamente oportuna, pois o mercado externo está bastante aquecido. A competitividade neste ambiente é fundamental, e para se obter ótimos negócios as empresas precisam ter um planejamento estratégico adequado.

Para uma empresa operar no Comércio Internacional é necessário que ela possua capacidade econômica para tal, além de superar as etapas e burocracias do setor. A legislação brasileira não estabelece muitas restrições para aqueles que pretendem exportar, as pessoas jurídicas precisam estar inscritas no Registro de Exportadores e Importadores (REI), realizado automaticamente quando a empresa vai exportar pela primeira vez.Após essa inscrição, a empresa poderá realizar e processar suas operações de exportação no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), que é a ferramenta de competência exclusiva da Secretaria da Receita Federal do Brasil, para as operações de comércio exterior.

TEXTO: Milene Correa Zerek Resende (Coordenadora da Área de Comércio Internacional da Tahech Advogados)