Como a gestão tributária impacta financeiramente a sua empresa?

Publicado em: 12 abril de 2021
Compartilhar:

O Brasil possui um sistema tributário altamente regulamentado e burocrático e, paralelamente, um regime de fiscalização bastante sofisticado. É comum que as empresas acabem recolhendo mais tributos do que o necessário e, mesmo assim, sofram autuações fiscais com sanções, multas e bloqueios de bens.

Considerando este cenário, planejar, manter-se atualizado e contar com ajuda especializada são atitudes vitais para diminuir os riscos fiscais e trazer economia para a sua empresa, valendo-se de mecanismos legais. Tal prática é denominada como Gestão Tributária, que nada mais é do que o processo de gerenciamento de impostos, taxas e contribuições pagos pelas empresas, com a finalidade de organizar e controlar todas as operações ligadas aos tributos.

Uma gestão tributária adequada pode ser a chave para garantir: (1) enquadramento tributário mais vantajoso, (2) redução da carga tributária (elisão fiscal) com o auxílio de alternativas legais menos onerosas, (3) recuperação de créditos tributários e aproveitamento de benefícios fiscais e (4) redução e administração do passivo tributário. Tudo isso visando a redução de custos para as empresas e a potencialização de suas atividades. 

Pagar menos tributos, de modo geral, significa reduzir o preço gasto com a produção, além da diminuição do tempo dedicado ao cumprimento das incumbências fiscais. Não há dúvidas de que uma gestão tributária adequada pode evitar o recolhimento indevido de tributo, aumentar a rentabilidade das operações com acesso a benefícios e créditos tributários, e garantir ressarcimento do que eventualmente já foi pago, bem como equacionar o passivo tributário com a redução inteligente do débito fiscal. Em suma: a implantação de uma gestão tributária eficiente sustenta a ampliação dos lucros operacionais de forma consistente.

Alcançar estes resultados é difícil? A resposta é simples: não! É possível “chegar lá” investindo pouco, com a ajuda de uma assessoria especializada que acompanhe as mudanças na legislação e saiba interpretar e aplicar as melhores oportunidades tributárias para reduzir os impactos financeiros, econômicos e orçamentários da empresa, além de realizar trabalhos preventivos baseadas no uso de ferramentas apropriadas, sempre com o auxílio da melhor tecnologia e inovação. 

A falta de uma gestão tributária na empresa, por outro lado, pode atrapalhar no processo de tomada de decisões, influenciando na competitividade e no desenvolvimento dos negócios junto ao mercado que está cada dia mais competitivo. Para evitar este cenário, antecipe-se e prepare-se! 

Rafaela Lara

Advogada da Área Tributária na Tahech Advogados. Bacharel em Direito (PUC Campinas).