Diferenças entre visto, green card e cidadania americana

Publicado em: 28 junho de 2021
Compartilhar:

Certamente se você já pensou em morar nos Estados Unidos muitas dúvidas surgiram, não é? Por exemplo, você sabe a diferença entre visto, green card e cidadania americana? Se não, isso não é problema, nós explicamos para você!

O visto é uma formalidade que o país de destino exige para você ter permissão de entrada. Portanto, é uma autorização condicional concedida pelo país a um estrangeiro, permitindo-lhe entrar, permanecer dentro ou sair desse país. Para entrar nos Estados Unidos é necessário possuir um visto que atenda ao que você pretende fazer no país. Esse documento fica anexado ao seu passaporte, e precisa ser apresentado ao agente de imigração logo que chegar ao país.

O green card é um documento que permite um estrangeiro residir permanentemente nos Estados Unidos. O seu nome oficial é US Permanent Resident Card ou Cartão de Residente Permanente. O Green Card comprova seu “status” como residente permanente, sua autorização de trabalho e permanência no país.

Já a cidadania americana, que inclui todos os direitos do cidadão, envolve as pessoas que nasceram em solo americano ou são filhos de americanos. Mas ela pode ser conseguida com a naturalização, após cinco anos de Residência Permanente Legal no país ou se a pessoa se casar com um com cidadão norte-americano.

Uma grande diferença entre o green card e a cidadania americana é que a cidadania pode ser passada para os filhos. Ela também torna a pessoa elegível para cargos públicos e votante nas eleições do país. Além disso, quem é considerado cidadão americano, pode ficar fora do país por um longo tempo sem precisar avisar a imigração.

A Tahech trabalha em parceria com o escritório estadunidense TS Immigration, proporcionando atendimentos diretos no Brasil e nos EUA e tornando o seu processo imigratório muito mais seguro.

Renata Tonial

Advogada da Área de Direito Internacional da Tahech Advogados. Bacharel em Direito (Centro Universitário Campo Real). Mestre em Direito Empresarial (UNICURITIBA).