E-book: implantação de uma gestão tributária eficiente

Publicado em: 4 fevereiro de 2021
Compartilhar:

O Brasil foi classificado como o segundo país mais complexo do mundo para operações de corporações, de acordo com o Índice Global de Referência de Complexidade da TMF Group. A pesquisa sobre compliance identificou que os sistemas legais locais são uma das principais causas da complexidade do ambiente regulatório.

Paralelamente, estima-se que somente no ano de 2015, a Receita Federal emitiu 25.598 intimações para as empresas de todo o país, informando inconsistências dos dados apresentados. Não obstante, ainda se contabilizaram cerca de 17.904 fiscalizações – apenas de tributos federais! – no ano de 2019.

Tais referências reforçam um tema constantemente que denota extrema importância: o país possui um sistema tributário altamente regulamentado e burocrático e, paralelamente, apresenta um regime de fiscalização bastante sofisticado. Como consequência, não é incomum que pessoas jurídicas acabem recolhendo mais tributos do que o necessário e mesmo assim, padeçam em autuações fiscais com sanções, multas e bloqueios.

Confira no nosso e-book os principais pontos da importância de manter um planejamento de gestão tributária nas empresas.

FICHA TÉCNICA
Texto: Rafaela Lara (Advogada da Área Tributária da Tahech Advogados)
Revisão: Francisco Niebuhr Neto (Coordenador da Área Tributária da Tahech Advogados)
Diagramação: Naiara Persegona (Coordenadora da Marketing da Tahech Advogados)