Os EUA possuem algumas das universidades mais bem ranqueadas em todo o mundo, com excelentes oportunidades para estudantes estrangeiros. Ou seja, a resposta é sim: brasileiros podem estudar nos Estados Unidos! E essa é uma realidade cada vez mais viável, principalmente em razão da disponibilidade de bolsas e programas de estudo que incentivam essa prática.
Você já pensou em fazer a sua graduação, mestrado, doutorado ou uma especialização nos Estados Unidos, mas não sabe como? Se liga nas nossas dicas:
Passo a passo para estudar nos EUA
O primeiro passo é escolher a universidade ideal. Existem muitas instituições de ensino superior e programas de estudos renomados nos Estados Unidos. Por conta da variedade de opções para escolher durante o processo de aplicação às universidades, é preciso considerar alguns fatores:
• Tipo de instituição e credenciamento
• Programas e áreas de estudo
• Ambiente acadêmico e corpo docente
• Processo de candidatura
• Serviços para alunos e ambiente social
• Localização e tamanho da universidade
O segundo passo, caso você não consiga uma bolsa integral, é solicitar o financiamento dos estudos nos EUA. O financiamento pode ser um caminho acessível para brasileiros, considerando a diversidade e quantidade de universidades americanas. Os valores de mensalidades nas instituições variam bastante, assim como o custo de vida nas diferentes cidades. Há oportunidades para todos os bolsos.
O terceiro passo é preparar bem a candidatura. O processo de candidatura exige um grande esforço de preparação e planejamento para garantir que você tenha uma vantagem competitiva no processo de admissão.
Poucas decisões na vida são tão importantes quanto escolher em qual universidade você deverá iniciar o seu estudo de nível superior. Por isso, dedique tempo, defina bem seus objetivos de carreira, para que seja mais assertivo na aplicação.
O quarto passo é a solicitação do visto de estudante. A maioria dos cidadãos não-americanos que desejam estudar nos EUA devem solicitar um visto de estudante. E nessa fase uma assessoria especializada é essencial.
Importante!
Para aplicar para um visto em uma Embaixada ou Consulado dos EUA no Brasil, os alunos devem primeiro ter o documento do Sistema de Informações sobre Estudantes e Participantes de Intercâmbio (SEVIS) gerado e emitido por uma universidade nos EUA ou por um patrocinador designado pelo Departamento de Estado após o estudante ter sido admitido na instituição ou aceito como participante em um programa de intercâmbio.
O quinto passo é a organização para a viagem
Após ter sido aceito em uma universidade americana, você deverá planejar com antecedência a mudança para os EUA. Esteja preparado para viajar, além de estar organizado com os documentos necessários e bem informado com relação aos procedimentos de imigração e alfândega nos EUA e saiba o que esperar quando chegar ao campus da universidade.
Se você tem o sonho de estudar nos Estados Unidos, não perca mais tempo! Fale com a nossa equipe, esclareça suas dúvidas e saiba como imigrar com segurança.