Quando se tem pretensão de ingressar no mundo dos negócios ou quando já se faz parte dele, é de suma importância ter em mente que, além de administrar e gerenciar uma empresa sob os olhos da ciência da administração de empresas e contábil, é fundamental possuir uma consultoria tributária face a complexidade da legislação tributária brasileira.
Isso porque, a consultoria tributária tem como função gerenciar toda a responsabilidade fiscal do empreendimento e possibilita um melhor entendimento das especificidades tributárias, evitando dessa forma erros e prejuízos aos negócios.
No Brasil, há diversos tributos que são divididos em municipais, estaduais e federais. Cada um deles com suas particularidades e regramentos. Neste cenário, compreender como a sistemática fiscal funciona não é uma tarefa fácil e uma gestão tributária eficiente pode auxiliar nisso, propiciando os seguintes ganhos:
– Segurança Tributária
– Economia de Tributos
– Acompanhamento das atualizações na legislação tributária
– Recuperação Administrativa de Créditos Tributários
– Ajuizamento de Ações na garantia de direitos
– Redução de pagamentos desnecessários
– Monitoramento de Risco Tributário
– Planejamento Tributário
A consultoria tributária proporcionará inúmeros benefícios à realidade financeira empresarial, pois avalia o enquadramento fiscal da empresa e assim especifica a quantidade de impostos a serem pagos, os que já foram pagos, e se estão de acordo com a normas vigentes no país. Ainda, evita que qualquer valor seja pago a maior ou menor ou que algum valor seja esquecido, afastando a incidência de multas. No mais, estuda a possibilidade da propositura de ações judiciais que possam a vir propiciar a restituição de imposto e assim gerar direito a créditos fiscais, que podem vir a ser compensados, além de manter a empresa em dia com a legislação vigente.
Como é possível verificar, tais medidas podem reduzir em muito o impacto tributário e servem para prevenir as crises, fechamentos e declaração de falência das empresas, ou seja, só trazem benefícios. Além do mais, evitam qualquer tipo de sonegação, recuperam valores que podem ter sido recolhidos a mais, fazendo com que a empresa prospere no mercado, não tendo gastos extras com impostos.
Outro aspecto importante da consultoria tributária, é o planejamento tributário. Ele nada mais é que um estudo direcionado a reduzir legalmente os impostos pagos. É divido nas categorias Operacional e Estratégico.
O primeiro tem como objetivo o cumprimento das exigências legais, pois visa ao pagamento de tributos dentro do prazo e a escrituração correta das operações, de modo a se revelar um importante aliado das atividades básicas da empresa. Já o segundo, objetiva a redução da carga tributária, isto é, possibilita a redução do pagamento de impostos de forma legal, tarefa que demanda conhecimento técnico e especializado, já que cada ramo de atividade tem suas peculiaridades.
Como se pode ver, tendo em vista a complexidade e as peculiaridades da legislação tributária brasileira, a consultoria tributária é de extrema importância para o andamento das atividades empresariais.