Falar inglês não é tão simples quanto pode parecer. Para algumas pessoas, aprender um novo idioma requer muita persistência e dedicação. Por isso, a pergunta: “ainda não sou fluente, será que posso morar nos Estados Unidos?” aparece com frequência.
A resposta para essa pergunta é geralmente não. Isso porque, falar inglês é fundamental para quem quer morar em um país cuja língua é a oficial. Quer saber se é possível imigrar mesmo não sendo fluente no idioma? Continue com a gente:
Preciso falar inglês para ir para os Estados Unidos?
Se você estiver indo para os EUA com um visto temporário, como o de visitante a negócios (visto B-1) ou um turista com um visto (B-2), o inglês não é obrigatório. Isso porque, você só precisa ter noções básicas do idioma para poder cumprir com seus objetivos.
Todavia, para conseguir um visto de residência, você precisará ter o nível intermediário ou avançado em fala, compreensão e escrita do idioma. É fundamental, portanto, que se esse é seu objetivo, que você consiga estabelecer relações no país, criar uma rotina de estudos ou trabalho.
Mas não se preocupe se não tiver fluência. Durante sua vivência nos EUA, você estará constantemente exercitando a comunicação com nativos e estrangeiros, o que fortalecerá muito sua prática e desempenho na língua.
Preciso saber inglês para trabalhar nos EUA?
Sim! O inglês é uma das exigências para conseguir o visto de trabalho. O mais recomendado é ter, pelo menos, conhecimentos básicos do idioma. Isso aumentará as chances de sucesso na solicitação do visto, além de facilitar a sua integração na empresa e no mercado de trabalho americano.
O que uma pessoa que não fala inglês precisa planejar antes de imigrar para os EUA?
Fluentes e não fluentes tem algumas etapas diferentes para se atentar durante o processo de imigração. Se você não fala inglês, esse tipo de situação tem que fazer parte do seu planejamento:
- Escolher uma cidade ou estado com brasileiros. Morar em uma cidade que não tenha uma comunidade brasileira forte pode ser um problema bem grande.
- Aprenda a falar um pouco de inglês no Brasil. Saber falar o idioma, saber se comunicar te poupa tempo, trabalho, diminui o risco de você cometer algum erro mais grave e evita que você seja enganado, por exemplo.
Dicas para melhorar o seu inglês!
Enquanto você ainda não domina o idioma, pode contar com a ajuda de diversos aplicativos gratuitos que vão ajudar a melhorar o seu inglês, de acordo com a sua necessidade.
Aplicativo para aprender inglês:
- Duolingo
- Drops
Aplicativos para melhorar a pronúncia em inglês:
- Elsa Speak
Aplicativos para falar com nativos em inglês:
- Lingbe
- HelloTalk
- Tandem
- Busuu
- Speakpeak
Você tem o sonho de morar nos Estados Unidos? Não perca tempo! Fale com a nossa equipe e faça seu processo de imigração com segurança.