O seguro de responsabilidade civil empresarial é um contrato de extrema importância para as empresas, pois busca reparar o dano causado que ocorre, muitas vezes, por circunstâncias impossíveis de controlar. Circunstâncias essas que, ao mesmo tempo, podem significar uma grande perda patrimonial para a empresa e para os seus sócios.
A responsabilidade civil é o dever de reparar um dano provocado por outra pessoa, e está incluído em todas as ações humanas. As práticas empresariais podem ser responsabilizadas por algum tipo de estrago provocado na prestação de serviços, independentemente de culpa.
Seja qual for o porte, gerir uma empresa é uma tarefa que exige cuidados e responsabilidades específicas. Por isso, ter um seguro de responsabilidade civil empresarial é muito importante, pois é ele que vai assegurar o seu negócio em caso de uma possível responsabilização por danos.
O seguro de responsabilidade civil empresarial abrange as mais variadas modalidades e ramos empresariais e costuma cobrir gastos relativos à defesas judiciais feitas a partir de uma reclamação de terceiros e reparações e gastos com ressarcimentos e indenizações por acordos e condenações.
Normalmente, as apólices oferecem coberturas ao acontecido nos locais segurados no Brasil. Por isso, empresas que atuam no exterior devem se atentar para as cláusulas do contrato de seguro, a fim de se protegerem em casos de incidentes fora do país.
É papel da seguradora informar todas as condições contratuais de forma escrita e precisa. Ao segurado, compete comunicar os dados e as circunstâncias que entender serem importantes para a confecção da proposta.
O seguro é um serviço que presume a boa-fé contratual. Em todo esse processo, é de suma importância contratar uma assessoria jurídica para elaboração e revisão de contratos, visto a necessidade de ter as informações corretas já no momento da contratação.