Ir para o conteúdo

HOME

CONTEÚDOS

NA MÍDIA

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

HOME

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

  • Tahech Advogados | Direito Empresarial | 27 anos de experiência
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Na mídia
  • Contatos
  • Área do Cliente

Operação Falso Simples: Receita Federal oferece oportunidade de regularização antes da fiscalização

  • Publicado em: 26/03/2024

Se liga nesse importante aviso fiscal! A Receita Federal iniciou a operação Falso Simples. O objetivo é que as empresas façam a regularização do pagamento de contribuições previdenciárias antes dos procedimentos de fiscalização.

Do que se trata a Operação Falso Simples?

A operação, realizada anualmente pela Receita Federal, identificou empresas que informaram indevidamente a opção pelo Simples Nacional na Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Todavia, as inconsistências apuradas agora se referem somente ao ano-calendário 2020. 

Essas inconsistências podem resultar na falta de recolhimento da contribuição previdenciária, o que é uma questão séria para a regularidade fiscal das empresas. Por isso, a importância de aproveitar a oportunidade e entrar em conformidade.

A Receita Federal estima que aproximadamente 16 mil contribuintes possuam divergências, que podem chegar a um montante de aproximadamente 821 milhões.

O que as empresas devem fazer?

As empresas identificadas pela Receita receberão um Aviso de Autorregularização via postal e mensagem na Caixa Postal no e-CAC da Receita Federal. Desde já, vale explicar que esses avisos detalham as inconsistências encontradas e estabelecem um prazo de 60 dias para que as contribuições sejam regularizadas ou as declarações sejam corrigidas.

Para regularizar a situação perante a Receita Federal, o contribuinte deve:

  1. Transmitir nova GFIP, retificando a informação do campo “Simples” para “1-Não Optante”.
  2. Pagar ou parcelar a diferença das contribuições devidas, decorrentes da correção da opção pelo SIMPLES, indevidamente informada, acompanhada dos acréscimos moratórios.

O que acontece se eu não regularizar?

Após o prazo de autorregularização, as empresas estarão sujeitas a autuações e multas para cobrança da contribuição previdenciária não declarada. 

Portanto, se a sua empresa está passando por essa situação, não deixe de se informar e regularizar sua situação fiscal o quanto antes. Você pode conferir as informações completas sobre a operação e orientações sobre como se regularizar aqui.

Conte com uma equipe jurídica com expertise tributária para te ajudar nesse processo.

Foto de Alexandre Galvão da Silva

Alexandre Galvão da Silva

Advogado da Área Tributária da Tahech Advogados; Bacharel em Direito; Especialista em Processo Civil.

Conteúdos semelhantes

Responsabilidade por Avaria na Embalagem no Transporte

Quando a embalagem falha: quem responde pela perda da mercadoria durante o transporte?

Conteúdo completo
Sustentabilidade na cadeia da madeira

Nova norma de sustentabilidade reforça exigências de rastreabilidade e compliance na cadeia da madeira

Sustentabilidade na cadeia da madeira...
Conteúdo completo
Logística Reversa de Eletroeletrônicos

Logística reversa de eletroeletrônicos: sua empresa está preparada para as responsabilidades ambientais?

Conteúdo completo
Embalagens de papel para alimentos

Anvisa abre consulta pública para revisar regras de embalagens de papel em contato com alimentos

Embalagens de papel para alimentos...
Conteúdo completo
Contratos de longo prazo na biomassa florestal

Indústria de Madeira e a Biomassa florestal ganha valor estratégico: contratos de longo prazo podem ser decisivos

Conteúdo completo
Indústria Moveleira na Hotelaria

Hotelaria abre mercado bilionário para a indústria moveleira: como contratar com segurança? 

Conteúdo completo
Linkedin Instagram Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Fidêncio Ramos, 195, Vila Olímpia
12º andar, cj 124, Ed. Atrium V
São Paulo/SP, CEP 04551-010 | (42) 98441-5252

DESKS DE APOIO

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Paloma Maria Turkot Pieta ([email protected]): Advogada e DPO da Tahech Advogados

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

SÃO PAULO

Rua Fidêncio Ramos, 195, Vila Olímpia
cj 124, Ed. Atrium V, 12º andar, sala 164
São Paulo/SP, CEP 04551-010 | (42) 98441-5252

ONDE ESTAMOS

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Paloma Maria Turkot Pieta ([email protected]):
Advogada e DPO da Tahech Advogados

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade

Precisa de ajuda?
Escanear o código