Todo mundo que trabalha no setor financeiro sabe que um dos grandes desafios do mercado é lidar com a alta inadimplência. Mesmo utilizando todos os mecanismos de precaução no momento da liberação do crédito, ainda há a possibilidade do não pagamento da dívida.
E quando isso acontece, o seu posicionamento é:
1- Pensar que isso é consequência do momento do mercado e aceitar a situação, ou;
2- Se perguntar se a sua agência está utilizando as melhores estratégias de recuperação de crédito?
Para Luciano Batista, gestor da área de Direito Bancário e Cooperativo da Tahech e especialista com quase 40 anos de experiência neste mercado, o segredo da recuperação de crédito está em se antecipar e saber realizar o acordo de cobrança.
“Existe uma máxima no setor financeiro para esses casos: quem cobra primeiro, recebe primeiro. E para que isso aconteça de maneira eficiente, é preciso contar com estratégias de cobrança desenvolvidas e executadas por especialistas”.
O dia a dia de trabalho dentro das agências e sedes administrativas é intenso e, por conta disso, o trabalho na recuperação de crédito acaba ficando mais lento. E como driblar isso? A resposta é simples: com uma equipe especializada no assunto.
O especialista explica melhor:
“Um modelo de trabalho eficiente precisa atender as necessidades de cada agência. Quem cobra para você, precisa entender como atuar em cada caso, afinal, cada um deles tem suas especificidades. É possível melhorar a performance da recuperação de crédito e atingir os melhores resultados com rapidez e tecnologia”.
Quais os benefícios da atuação de uma equipe especializada?
- Rapidez na tomada de decisão
- Acordo antes do ajuizamento da ação
- Previsibilidade de receitas
- Acompanhamento processual
- Acesso às melhores ferramentas de buscas de bens