A turnê “Music Of The Spheres World Tour”, da banda Coldplay, é considerada a mais sustentável do mundo. O motivo? Ela conta com uma série de iniciativas e parcerias que visam minimizar o impacto ambiental da turnê e contribuir para a melhoria do meio ambiente.
Entre as ações da banda britânica está a parceria com a empresa de logística internacional DHL. Juntas, acordaram a redução das emissões de frete marítimo e aéreo por meio do uso de biocombustíveis avançados, além de utilizar uma frota de veículos elétricos e caminhões abastecidos com Bio-LNG para o transporte terrestre.
Outro ponto de destaque é que cada show é alimentado por uma mistura de energia renovável e biodiesel, e a energia dos fãs é aproveitada por meio de pisos cinéticos de última geração para fornecer eletricidade aos shows. Para cada ingresso vendido, a banda também se comprometeu a plantar uma árvore em localizações selecionadas pela equipe em parceria com programas de reflorestamento pelo mundo.
Os palcos foram construídos com materiais reutilizáveis, como bambu e aço reciclado, e os confetes usados são 100% biodegradáveis. Os produtos comerciais da turnê são produzidos com materiais sustentáveis e livres de plástico, e os alimentos são provenientes de fornecedores locais ou fazendas que trabalham com agricultura regenerativa.
A banda ainda incentivou os fãs a emitir menos carbono, distribuindo ingressos de graça para quem calculasse a pegada de carbono do seu trajeto até o show, e gravasse um vídeo contando como neutralizou as emissões geradas durante o deslocamento.
E o que isso tem a ver com o conceito ESG?
O conceito ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança, em português), se refere a uma abordagem integrada para avaliar o desempenho de empresas e investimentos em relação a fatores ambientais, sociais e de governança.
No caso da banda, as ações tomadas e citadas acima visam minimizar o impacto ambiental das suas turnês, adotando práticas sustentáveis em diferentes aspectos. Ações essas que demonstram o compromisso da banda com questões ambientais e sociais, o que está alinhado com o conceito ESG e pode atrair investidores e fãs que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas.
Com essas iniciativas, a banda Coldplay mostra que é possível minimizar o impacto ambiental até de shows de rock e contribuir para a sustentabilidade.
A sua empresa também já adota o conceito ESG em seu dia a dia? Converse com nossos especialistas para entender mais sobre o tema.