2023 foi um ano de comemoração para o setor de seguros. Segundo dados do Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo, o lucro do mercado ultrapassou os 20 bilhões de reais.
Melhor do que o crescimento dos investimentos também foi a diversificação das carteiras. Os dados apontam que os seguros brasileiros, antes mais fixos nos automóveis, agora contam com uma cartela mais ampla de produtos incluídos.
E 2024 promete ainda mais novidades e crescimento no setor.
Projeções para o mercado de seguros em 2024
A expectativa para 2024 realmente é excelente. As projeções divulgadas pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização estimam um crescimento de quase 12% para o ano. Se concretizada a projeção, representará uma participação de 6,2% na economia brasileira.
Um dos pontos mais positivos para o crescimento do mercado de seguros foi a simplificação e educação sobre o tema no Brasil. Já disse aqui outras vezes, mas em alguns países, tal como Estados Unidos, o mercado de seguros funciona como um sistema garantidor. Pouco a pouco, as seguradoras também estão conseguindo trazer essa realidade ao nosso país.
Além disso, novas tecnologias e necessidades despertaram novas necessidades nos consumidores. Isso inclui o melhor cuidado e acompanhamento em tempo real dos serviços prestados. Considero então que a tecnologia e a inovação sigam como impulsionadoras dos bons negócios em 2024.
Por que teremos melhoria no setor?
Aos mais desconfiados (as), as boas expectativas para 2024 não são apenas suposições. A projeção, na verdade, é baseada na estimativa de crescimento do PIB brasileiro, bem como o aumento no número de carros e crédito dos consumidores.
Também o setor rural deve registrar alta na venda, o que impulsiona o mercado de seguros significativamente.