Saiba como preservar sua empresa dos ataques que podem trazer prejuízos ao seu negócio
No processo de planejamento de qualquer empresa, a segurança de prédios, sedes e depósitos estão sempre entre as prioridades, certo? E você já reparou como muitos negócios ainda não prezam pela mesma segurança quando falamos do “mundo online”?
A segurança cibernética pode ser definida como um conjunto de ações sobre pessoas, tecnologias e processos contra ataques cibernéticos. Um levantamento feito pelo Security Report listou uma série de empresas que sofreram com esse tipo de ataque em 2022. Foram grandes corporações dos mais diversos nichos de mercado, indo de Varejo à Saúde e Educação.
O objetivo da segurança da informação é proteger tanto dados físicos como digitais. A atuação acontece na prevenção, mitigação e recuperação frente aos ataques cibernéticos que as empresas podem sofrer.
Esses ataques, executados por cibercriminosos, exploram as vulnerabilidades de dispositivos, redes, máquinas, softwares e também pessoas, com o intuito de:
- Roubar dados
- Interromper operações
- Derrubar sites
- Espionar
- Falsificar informações
- Sequestrar dados
- Utilizar máquinas e equipamentos de forma ilegal
Com a LGPD, o que já era importante ganhou uma legislação. A Lei nº 13.709/2018 exige das empresas atenção redobrada no manejo e armazenamento de informações de clientes, funcionários e fornecedores.
Uma pesquisa feita pela Smart Protection Network aponta que a maior ameaça online para empresas e órgãos públicos, atualmente, são os ataques ransomware. Também conhecido como sequestrador digital, nele, um software malicioso se infiltra em uma máquina, codifica os dados do sistema após a instalação e bloqueia os acessos dos usuários. Feito isso, o criminoso pede um resgate para a vítima, geralmente em criptomoedas.
- 3 motivos pelos quais todas as empresas atuantes no Brasil já deveriam estar adequadas à LGPD
- Quem é o DPO e como gerenciar o consentimento dos dados pessoais com a LGPD?
Como garantir a segurança da sua empresa?
A resposta é simples: redução de riscos. Isso pode ser feito por meio de medidas imediatas e de prevenção.
Medidas Imediatas
- Realizar backups recorrentes de dados e softwares da empresa;
- Nunca abrir anexos ou clicar em links de e-mails vindo de remetentes desconhecidos;
- Orientação constante a todos os colaboradores;
- Não compartilhar informações pessoais, como nome de usuário, senhas, dados financeiros por e-mail, aplicativos de mensagens ou telefone;
- Criar senhas fortes e únicas para cada conta – vale utilizar um aplicativo de gerador de senhas;
- Ativar a autenticação de dois fatores nos dispositivos possíveis.
Medidas de Prevenção
- Definição de uma estratégia sólida de defesa;
- Plano de recuperação;
- Plano de gestão de crise.
A sua empresa está preparada para lidar com esses ataques?
Para te ajudar, elaboramos um questionário gratuito para identificar o nível de maturidade de implementação da LGPD na sua empresa. Vale ressaltar que este não é um diagnóstico completo, mas sim um alerta quanto aos principais riscos e um primeiro passo para encaminhar a adequação.