Muitos brasileiros estão migrando para os Estados Unidos. Isso inclui famílias inteiras mudando de país. E uma dúvida comum entre todos é: se eu migrar com a família, meus filhos podem estudar em escolas americanas?
A resposta para essa pergunta é: sim! No entanto, existem algumas regras que devem ser observadas e cuidados a serem tomados. Quer saber mais sobre imigração com a família e como os filhos podem estudar em escolas americanas? Segue com a gente:
Qualquer visto possibilita os filhos de estudarem em escolas americanas?
Não. O imigrante precisa ter o Green Card ou a cidadania americana para que os filhos possam estudar nas instituições públicas de ensino nos Estados Unidos. Além disso, é importante destacar que matricular os filhos com outros vistos, como o de visitante a negócios (visto B-1) ou um turista com um visto (B-2), por exemplo, pode caracterizar fraude.
Os regulamentos especificam ainda que uma pessoa que deseja estudar deve primeiro obter um visto de estudante F-1 ou M-1, antes de iniciar seus estudos nos Estados Unidos.
Os pais que matriculam seus filhos na escola, em violação a esta proibição, correm o risco de ter o visto de seu filho cancelado (revogado) e eles próprios se tornarem inelegíveis para um visto permanente.
A regra vale para crianças e adolescentes?
Em alguns casos, há uma exceção para crianças em idade escolar (ou seja, do ensino fundamental ao médio, K-12) que são dependentes dos pais em status de não imigrante.
Portanto, uma criança em idade escolar com status B1 ou B2 pode ser autorizada a frequentar escolas K-12, desde que o estudo seja eventual e não tenha sido o objetivo principal ao solicitar o visto B.
Qual o visto mais solicitado para imigrar com a família para os EUA?
Um dos mais solicitados por investidores é o visto EB-5. O Programa EB-5, tem caráter extensivo para o cônjuge e filhos não casados menores de 21 anos podem receber o Green Card permanente.
Esse visto autoriza a família a viver nos Estados Unidos de forma definitiva e usufruir do sistema de saúde e educação americano. O EB-5 é um visto de residência permanente nos EUA concedido via investimentos estrangeiros.
Quais as vantagens de matricular o seu filho em uma escola americana?
Estudar nos Estados Unidos dará a seu filho vantagens muito interessantes, como:
- Diploma americano – muito útil em um mercado de trabalho global e competitivo.
- A fluência e o domínio da língua inglesa são muito maiores quando se faz uma formação nos EUA — totalmente diferente de aprender inglês em um curso ou até mesmo em um intercâmbio.
- O ensino de excelência das faculdades americanas é reconhecido em diversos países e, inclusive, algumas das melhores universidades do mundo estão lá, o que facilita uma carreira internacional para quem tem esse interesse.
- Vivência nos Estados Unidos, capaz de criar vínculos de networking para seu filho que fará diferença por toda a vida.
Como as escolas americanas funcionam?
Para quem deseja que seus filhos estudem no país desde o High School, é importante conhecer as diferenças das escolas brasileiras. Uma das principais é que nos EUA os alunos escolhem o que querem estudar.
Existem as disciplinas obrigatórias: matemática, inglês, ciências, história, economia e governo dos EUA. Há também aulas optativas, que incluem as disciplinas de educação artística, música, esportes e teatro. Em algumas escolas, também é possível aprender cuidados com horta, marcenaria e culinária.
Além disso, os alunos estudam em período integral – das 8 às 16 horas – e não existe horário noturno. Cada aula dura aproximadamente uma hora e há seis ou sete disciplinas por dia.
Você quer imigrar com a família para os Estados Unidos? Não perca tempo! Fale com a nossa equipe e faça seu processo de imigração com segurança.