Conhecido também como “núcleo de acordos extrajudiciais” ou “conciliação prévia”, o núcleo de acordo tem sido uma estratégia eficaz para as seguradoras junto aos prestadores de serviços jurídicos. Explicarei alguns dos principais benefícios a seguir. Acompanha comigo!
Economia no caixa com o núcleo de acordo
Primeiramente, destaco a economia. Afinal, a conciliação e a resolução extrajudicial de disputas podem ser mais econômicas do que litigar em um tribunal. O acordo pode reduzir significativamente os custos legais associados a processos judiciais prolongados, que, muitas vezes, incluem honorários advocatícios, custos judiciais e despesas relacionadas.
Rapidez para solucionar
Além disso, um outro ponto de destaque é a agilidade na resolução da demanda. Uma conciliação através de um núcleo de acordo tende a ser mais rápida do que um processo judicial (que, dependendo do tema, pode se arrastar por anos). Em suma, a resolução mais rápida beneficia tanto a seguradora quanto o segurado, permitindo que as partes envolvidas tenham um menor desgaste.
Núcleo de acordo na relação seguradora x segurado
Quando os segurados percebem que a seguradora está disposta a solucionar um conflito de forma eficaz, eles têm mais probabilidade de continuar a fazer negócios com a seguradora no futuro. Dessa forma, há uma melhora estratégica na fidelização e satisfação do cliente.
Para além da satisfação do cliente, podemos mencionar a proteção da reputação e credibilidade da seguradora. Litígios prolongados podem atrair atenção negativa e prejudicar a imagem da seguradora. A resolução através de um núcleo de acordo pode ajudar a evitar publicidade negativa e manter a imagem da seguradora positiva.
Ainda, é importante mencionar que nestes casos há um maior controle sobre os resultados, que seja mutuamente satisfatório.
Descongestionamento
Pensando no âmbito jurídico, existem alguns pontos interessantes. Por exemplo o descongestionamento do sistema judiciário, que frequentemente está sobrecarregado com processos. Com a promoção da resolução extrajudicial ajuda o volume de processos cai. Ou seja, essa estratégia beneficia não apenas as partes envolvidas, mas também a sociedade como um todo.