Quando você pensa em um advogado atuando em uma empresa, qual o tipo de trabalho você imagina ele desempenhando diariamente?
A figura de um profissional da área jurídica em empresas ou negócios é, costumeiramente, vista como resolutiva de problemas. Nesta visão, ele atua geralmente na mediação de conflitos trabalhistas, elaboração de contratos, auxílio às demandas de recursos humanos, etc.
Acontece que, ao contrário desta imagem, o jurídico não deve ser enxergado como um facilitador ou mediador de conflitos. Com as dificuldades do cenário atual, pensando em micro e macroeconomia, o segmento funciona, na verdade, como um dos grandes facilitadores para a geração de riqueza do negócio.
Em outras palavras, um time de advogados com visão moderna e eficiente, adapta sua expertise para que a área jurídica seja um diferencial na saúde financeira da empresa. Mas como isso é possível?
Jurídico de excelência gera resultados
Imagine poder recuperar aos cofres da empresa e ao fluxo de caixa mais de R$11 milhões. Pois isso aconteceu de verdade com uma empresa do setor de varejo, e foi possível por meio de uma tese tributária.
Assim como foi possível recuperar créditos tributários para essa determinada empresa, há muitas oportunidades disponíveis para o seu negócio também.
Dessa maneira, quando se conta com uma equipe atenta e em constante atualização, fica mais fácil olhar para o setor jurídico e enxergar, para além da resolução de conflitos, um potencializador do negócio, inclusive com ganhos financeiros.
É possível ter previsibilidade jurídica?
Em cenário macroeconômico de incertezas e muitas inseguranças, tal como o brasileiro, a riqueza gerada em situações como a citada, são muito bem-vindas. Embora nem sempre possam ser previsíveis, elas podem ter uma previsibilidade para ganhos e encaminhamentos.
Além disso, nem todas as oportunidades jurídicas estão concentradas na esfera judicial.
Há muitas outras formas de gerar riqueza para o negócio a partir do jurídico que defende o potencial transformador de riquezas. Entre elas, destaque para a revisão de contratos e folha de pagamentos, recuperação de ativos, negociações por via administrativa, etc.
Ter uma equipe própria ou contratar um escritório?
Contar com uma equipe jurídica externa não anula a possibilidade de você contratar um escritório para auxiliar no processo de geração de riqueza para o seu negócio/empresa.
E isso é justificável porque um jurídico empresarial interno, mesmo com olhar atento, nem sempre consegue verificar nos processos cotidianos, questões que geram novas riquezas ao negócio. Por isso, equipes especializadas externas podem fazer a diferença e trazer novas riquezas não visualizadas.
Esses profissionais, que podem atuar na assessoria jurídica mensal, por exemplo, são capazes de detectar e conquistar riquezas que entram diretamente no fluxo de caixa.
Com isso, muitas das metas do ano podem ser conquistadas com esse olhar atento a novas oportunidades. Com mais recursos, seu negócio cresce e a gestão tem capacidade financeira para investir em novas frentes, processos e produtos.
Você consegue enxergar o setor jurídico como a solução ou um problema? Transformar a sua interpretação pode ser a chave do sucesso.