O que esperar da pauta ambiental em 2023?

Desde os primeiros dias do novo governo, já é possível notar uma movimentação intensa acerca da pauta ambiental. Novos decretos estabeleceram mudanças, como a retomada de fundos ambientais, de políticas de proteção à biodiversidade e combate às mudanças climáticas.

Essas ações, de acordo com representantes do governo, vieram para reposicionar o Brasil como um país ativo nas discussões ambientais não apenas nacionais, mas também e, principalmente, internacionais. O que pode proporcionar novas oportunidades para empresas de diversos setores.

Separamos alguns deles para você ficar de olho em 2023. 

Fundo Amazônia

Fundo Amazônia é um projeto criado pelo Governo Federal em 2008 com o objetivo de captar doações para investimentos em prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento a fim de promover a conservação e o uso sustentável da Amazônia Legal.

Gerido pelo BNDES, os recursos são captados junto a empresas nacionais e aos governos estrangeiros. Os principais doadores do fundo, atualmente, são a Noruega, com R$ 3,1 bilhões, e a Alemanha, que já doou R$ 192 milhões.

Em visita recente aos Estados Unidos, o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve em uma reunião com Joe Biden, presidente americano. Na ocasião, ambos assinaram um comunicado que diz sobre a  intenção dos Estados Unidos de ingressar no Fundo Amazônia. 

Mercado de Crédito de Carbono

Um tema que entra em 2023 atraindo muitos olhares é o Mercado de Crédito de Carbono

Tendência mundial, ele nada mais é do que o sistema de compensação de emissão de gás carbônico. Não ficando atrás, o Brasil é considerado uma potência nesse mercado, que já conta com a aderência de diversas empresas, inclusive o BNDES.

CPR-Verde

A CPR-Verde é uma modalidade criada a partir da “Lei do Agro”, que regulamenta um acordo para que os produtores rurais comercializem “serviços ambientais”, que devem resultar na redução de emissões de gases de efeito estufa.

A ideia é ligar empresas e indústrias  a produtores rurais que estejam dispostos a preservar florestas em pé ou formar novas florestas destinadas à preservação, sendo remunerados por isso.

Esteja atento para oportunidades em 2023

Estar em sintonia com esses novos caminhos para a política ambiental nacional é imprescindível para as empresas. Não só para alinharem sua gestão aos novos tempos, mas também para aproveitarem possíveis incentivos que possam beneficiá-las. 

Converse com nossos especialistas. A Tahech manterá sua empresa no radar para detectar oportunidades que geram riqueza para você e sua empresa.

Conteúdos semelhantes