Ir para o conteúdo

HOME

ÁREAS DE ATUAÇÃO

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

HOME

ÁREAS DE ATUAÇÃO

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Menu
  • Home
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Contatos
  • Área do Cliente

Carf mantém adicional de RAT relacionado a ruídos

  • Publicado em: 20/07/2023

Em decisão recente, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) decidiu manter o adicional do RAT de empresa de automóveis, contrariando o que estava previsto no tema 555 do STF. O julgamento disposto nos autos n° 13136.720749/2021-16, expõe a decisão da manutenção de contribuição previdenciária do adicional, sob o entendimento de que há a exposição dos funcionários a agente nocivo, mesmo que devidamente paramentados de EPIs fornecidos pela empresa.

Dessa maneira, a empresa foi autuada a pagar adicional após a Receita Federal constatar que os funcionários estariam expostos a ruídos acima do limite permitido. Diante desse fato, os funcionários teriam o direito à aposentadoria especial com 25 anos de contribuição e, consequentemente, estaria originada a obrigação do recolhimento do adicional pela empresa.

A relatora do processo, conselheira Fernanda Melo Leal, em sua decisão levou em consideração laudos técnicos assinados por especialistas, que afirmaram que nem mesmo o uso de EPIs foi capaz de neutralizar os efeitos a longo prazo. 

Porém, cabe ressaltar que a compreensão do voto da relatora vai contra o que foi decidido no Tema 555 (ARE 664335) pelo STF. Nele, a posição dos juízes foi que no caso do ruído, mesmo com o uso do EPI, seria devido o adicional de RAT diante dos próprios efeitos resultantes deste agente à saúde dos trabalhadores.

Mantendo-se inalterável o entendimento majoritário do CARF, ele cria pressuposto para a atuação da Receita Federal, que passaria a cobrar das empresas os valores que deixaram de ser pagos nos anos anteriores.

Por isso mesmo, o entendimento vem gerando vários debates judiciais. 

O que diz a legislação?

A legislação previdenciária brasileira, assim como a trabalhista, dispõem sobre a neutralização ou eliminação da exposição do empregado a agentes nocivos à saúde. Para isso, as empresas devem adotar medidas que impossibilitem ou reduzam a níveis toleráveis a tal exposição, como, por exemplo, o uso de EPIs e EPCs. 

Isso porque, essa exposição alude tanto para a aposentadoria especial quanto para o adicional de insalubridade, o que traz conflito de interpretações entre fisco e contribuintes sobre a obrigatoriedade de recolhimento da contribuição adicional ao RAT. 

O que é o RAT?

Os Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), é uma espécie de contribuição previdenciária, custeada diretamente pelas empresas, em que sua alíquota considera os riscos que envolvem as atividades praticadas por colaboradores na organização.

 A finalidade é garantir a cobertura de eventos resultantes de acidentes de trabalho, ou mesmo de doenças ocupacionais, por conta dos riscos inerentes ao próprio ambiente. Dessa forma, objetiva-se, com ele,  prevenir eventuais custos originários da cobertura de acidentes, assumindo ações mais efetivas na segurança do trabalho.

Tal contribuição detém extrema relevância, pois tem relação direta com os gastos financeiros da empresa, influenciando diretamente na carga previdenciária recolhida pela organização.

Como funciona o RAT?

A porcentagem do RAT se dá de acordo com a intensidade dos riscos envolvidos com a atividade da empresa, conforme as seguintes alíquotas:

  • 1% risco mínimo;
  • 2% risco médio 
  • 3% risco grave;

Tais percentuais são aplicados sobre o total das remunerações pagas a todos os trabalhadores da empresa (folha de pagamento). 

Adicionais previstos

Ocorre que, além da contribuição ao RAT nos percentuais mencionados, a legislação prevê a aplicação de um adicional quando a atividade exercida pela empresa possibilitar a concessão de qualquer uma das modalidades de aposentadoria especial aos seus colaboradores, ou seja, com tempo menor de contribuição à Previdência Social.  

O adicional será no total de 12% quando estiver relacionada a uma aposentadoria especial depois de 15 anos de contribuição, de 9%, quando for de 20 anos de contribuição, ou de 6% no caso de 25 anos de contribuição.

Hugo Haçul

Hugo Haçul

Advogado da Área de Direito Trabalhista e Previdenciário Empresarial da Tahech Advogados; Bacharel em Direito; Pós-graduado em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Conteúdos semelhantes

Nova regra para trabalho em domingos e feriados

A partir de julho de 2025, novas regras para trabalho em domingos e feriados exigem...
Conteúdo completo

Recuperação de Crédito: Como conduzir bons acordos?

Saiba como iniciar a recuperação de crédito com foco em acordos eficientes, contato estratégico com...
Conteúdo completo

O Presidente Donald Trump decretou um tarifaço generalizado sobre importações para os EUA, mas recua e anuncia pausa tarifária por 90 dias

O governo Trump surpreendeu o mercado com um tarifaço sobre importações dos EUA, mas recuou...
Conteúdo completo

Novas Regras do Imposto de Renda e Tributação de Dividendos

Conheça as mudanças recentes no Imposto de Renda propostas pelo Governo Federal, incluindo a ampliação...
Conteúdo completo

Justiça do Trabalho passa a notificar AGU sobre conduta culposa em acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho implementou uma nova medida que exige a notificação da Advocacia-Geral...
Conteúdo completo

Arrecadação tributária federal bate R$ 2,65 Tri em 2024! Veja como a sua empresa pode recuperar parte deste valor

Em 2024, a arrecadação tributária federal atingiu um recorde histórico, impactando empresas em todo o...
Conteúdo completo
Linkedin Instagram X-twitter Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 3622-8888

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (11) 94947-7160

DESKS DE APOIO

Distrito Federal
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
São Paulo
Santa Catarina
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram X-twitter Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 3622-8888

SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (11) 94947-7160

ONDE ESTAMOS

Distrito Federal
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
São Paulo
Santa Catarina

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade