Ir para o conteúdo

HOME

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

HOME

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

  • Home
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Contatos
  • Área do Cliente

Qual é a abrangência de penalidades em licitações de acordo com o TCE-PR?

  • Publicado em: 01/03/2021

Um tema extremamente polêmico e que, cotidianamente, foi objeto de embates nos tribunais superiores é a abrangência das penalidades aplicadas em face de licitantes.

Isso porque o Superior Tribunal de Justiça compreende que os efeitos da suspensão temporária, por exemplo, devem abranger todos os órgãos da administração.

Esse entendimento, porém, diverge do que compreende o Tribunal de Contas da União. Na mais recente decisão sobre o tema, ao julgar o Acórdão nº 2788/2019 – Plenário – fixou que a sanção de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a administração, prevista no inciso III do artigo 87, III, da Lei nº 8.666/93, produz efeitos apenas em relação ao órgão ou entidade contratante.

Agora, em julgamento recente (Acórdão nº 3962/20 foi disponibilizado em 18 de janeiro) o Tribunal de Contas do Paraná acompanhou o entendimento do TCU de que “embora exista discussão quanto à extensão da suspensão prevista pela Lei Geral de Licitações e Contratos, a norma estadual não permite essa margem interpretativa.”

Dessa forma, conforme lembrado pelo relator conselheiro Fabio Camargo, quando se fala no âmbito da administração paranaense se aplica a Lei nº 15.608/2007, que estabelece normas sobre licitações e contratos no âmbito do Paraná. A referida lei – em seu art. 154, parágrafo único, inciso II – aduz que o impedimento de contratar com a Administração ficará restrito aos procedimentos promovidos pela entidade estatal que o aplicou e, nos termos do art. 155 desta norma.

Portanto, inobstante a atual Lei Geral de Licitações conceda margem para discussões jurisprudenciais, é notório que a legislação paranaense – quando expressou em sua redação qual a exata abrangência das penalidades – afastou eventuais discussões sobre o tema.

Importante destacar a necessidade dos municípios paranaenses – além da própria Administração Estadual – adotarem a mesma linha de entendimento, principalmente para evitar embate.

Tal conduta evita que os licitantes tenham insegurança jurídica na aplicação da legislação, o que evita também a judicialização dos certames – o que, diga-se de passagem, causa prejuízo para a própria Administração. 

Da mesma maneira, trata-se de um direito das empresas participantes formularem representações perante o Tribunal de Contas em face de Municípios e órgãos da Administração Estadual que estejam, claramente, descumprindo a referida norma.

Foto de Felipe Cilivi

Felipe Cilivi

Advogado da Área de Direito Administrativo e Licitações na Tahech Advogados. Bacharel em Direito. Especialista em Licitações e Contratos.

Conteúdos semelhantes

IBS e CBS serão incluídos na base de cálculo do ICMS durante a fase de transição?

Conteúdo completo

Equiparação de alíquotas de IPI entre produtos de papel e plástico contraria princípio ambiental da Reforma Tributária

Conteúdo completo

Empresas da Madeira que fornecem para o poder público: CGU reforça ética e compliance nas contratações

Conteúdo completo

Benefícios fiscais do Estado do Espírito Santo para empresas do setor de Eletromóveis: como operar de forma correta (legal)

Conteúdo completo

Empresas de Celulose, Papel e Embalagens, cuidado! Saiba os riscos da utilização de Créditos Tributários obtidos por meio de Ações Coletivas

Conteúdo completo

Receita inclui empresas com grau “C” no Programa Sintonia: porquê isso importa para as empresas do setor da Madeira

Conteúdo completo
Linkedin Instagram Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 3622-8888

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (11) 96215-5200 

DESKS DE APOIO

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Quase todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 3622-8888

SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (11) 96215-5200

ONDE ESTAMOS

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Quase todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe.

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade

Precisa de ajuda?
Escanear o código