O ano de 2023 contou com mudanças importantes, mas o cenário tributário em 2024 promete ainda mais alterações. Diante dessas novas possibilidades, estar preparado é fundamental para garantir a saúde do seu negócio, mas principalmente aproveitar as oportunidades.
Isso significa, em outras palavras, que se antecipar pode representar riqueza nova para sua empresa. Valores que, inclusive, podem impactar decisivamente em todo o orçamento anual do negócio.
Dessa maneira, a equipe tributária da Tahech Advogados separou algumas dicas para sua empresa estar pronta para entrar em 2024 preparada para as novidades.
“Contar com uma equipe que prevê e antecipa as demandas é fundamental para a saúde financeira do negócio, ainda mais em áreas em que já estão previstas alterações significativas”, diz o gestor da área tributária da Tahech, Francisco Niebuhr Neto.
1. Reforma tributária em 2024: o que acontecerá?
O período de adaptação é um momento crucial para as empresas, explica Niebuhr, porque proporcionará aproveitar as melhores oportunidades de geração de nova riqueza ou de economia para a empresa.
Sem dúvidas, a Reforma Tributária será novamente pauta em 2024. Isso porque, depois de aprovada em 2023, deve começar a ter as regulamentações mais importantes no próximo ano.
2. Uso inteligente de tecnologias
O uso de tecnologias no ambiente de trabalho não é mais uma novidade. Mas mais do que apenas conviver com as ferramentas, a dica para o cenário tributário em 2024 é adaptá-las ao funcionamento do seu negócio. Um exemplo é a utilização da inteligência artificial para eliminar tarefas repetitivas e otimizar o tempo das atividades do dia a dia.
Além disso, é possível utilizar de inovações para monitoramento e compreensão de oportunidades, incluindo as da área jurídica. Caso você não tenha as ferramentas tecnológicas disponíveis, você pode contar com equipes jurídicas especializadas e atentas a essas novidades. O motivo principal para isso é ter em primeira mão grandes vantagens que podem acontecer no próximo ano.
3. Planejamento e detecção de novas oportunidades tributárias em 2024
Mais do que nunca, o planejamento das ações será decisivo para as empresas em 2024. Não apenas um plano de ações, como também um delineamento do que fará parte para além do cotidiano.
Em outras palavras, será muito importante no novo ano, saber encontrar as melhores oportunidades que possam ter passado despercebidas em 2023.
Para além do planejamento de novas possibilidades, é fundamental também estar atento às mudanças, incentivos fiscais e atualizações nas alíquotas.
Dica extra para seu planejamento tributário em 2024
Niebuhr fala também sobre a possibilidade de fazer diagnósticos de estrutura tributária da empresa e que esta pode ser uma oportunidade para melhorar a saúde financeira da mesma. Entre as possibilidades desta revisão está a adequação ao regime tributário e a aplicação de teses para setores específicos.
“Existem empresas que não aproveitam os benefícios e incentivos fiscais disponíveis. Dessa maneira, deixam de utilizar créditos e valores que impactam no dia a dia do negócio. Pagar algo que em tese não seria necessário é mais comum do que se imagina”, completa o tributarista.
Uma das maneiras de cumprir todas essas dicas é contando com uma equipe especializada no assunto. Devido à complexidade do sistema tributário brasileiro e, principalmente as novas oportunidades surgindo, ter advogados com expertise no tema tributário é um diferencial para gerar mais riqueza.
Quer fazer um diagnóstico da situação tributária da sua empresa? Solicite um diagnóstico e aproveite as oportunidades jurídicas disponíveis.