Ir para o conteúdo

HOME

ÁREAS DE ATUAÇÃO

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

HOME

ÁREAS DE ATUAÇÃO

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Menu
  • Home
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Contatos
  • Área do Cliente

Zanin suspende por 60 dias efeitos de liminar que reonerou a folha de pagamentos

  • Publicado em: 20/05/2024

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo aos requerimentos da Advocacia Geral da União (AGU) e do Congresso, suspendeu por 60 dias os efeitos de sua decisão liminar que havia barrado a desoneração da folha de pagamentos, “com o objetivo de assegurar a possibilidade de obtenção de solução por meio de diálogo interinstitucional”.

O respectivo prazo é destinado a efetivação de acordo entre governo e Congresso para que ocorra uma retomada gradual na tributação como prevê o Projeto de Lei 1.847/2024. Este deverá ser submetido a análise dos demais ministros, por meio de sessão virtual na próxima sexta-feira (24).

A decisão do Ministro era bastante esperada, pois caso a liminar ficasse válida até o dia de hoje (20 de maio), as empresas teriam que recolher seus tributos sob o percentual de 20% sobre a folha de salários.

Como ocorrerá o aumento progressivo?

O Governo Federal e o Congresso chegaram a um acordo sobre o tema, no sentido de que a cobrança tributária seja retomada de forma gradual a partir de 2025, da seguinte maneira:

  • 2024: desoneração total;
  • 2025: 5% do imposto sobre a folha de salários;
  • 2026: 10% do imposto sobre a folha de salários;
  • 2027: 15% do imposto sobre a folha de salários;
  • 2028: alíquota de 20% sobre a folha de salários.

Assim, à medida que o imposto comece a incidir sobre a folha de pagamentos, deixará de ser cobrado sobre o faturamento das empresas, na mesma proporção. De acordo com a decisão, essa é uma forma a equalizar a carga tributária, até que todas as empresas estejam no mesmo patamar em 2028, da seguinte forma:

  • 2025: o modelo híbrido entraria em funcionamento com 80% das alíquotas setoriais da CPRB;
  • 2026: a parcela da alíquota da CPRB cairia para 60%;
  • 2027: o modelo atingiria 40% da taxa da CPRB;
  • 2028: fim da desoneração.

Contudo, essas nova sistemáticas de cobranças só ocorrerão se o PL 1.847/2024 for realmente aprovado dentro do prazo de 60 (sessenta) dias. Caso não ocorra, a liminar suspensa atualmente pelo Ministro Zanin retomará sua eficácia plena. Por fim, ressurge a obrigatoriedade das empresas recolherem seus tributos sob o percentual de 20% sobre a folha neste ano de 2024 e anos subsequentes.

Aguardemos o desfecho.

Hugo Haçul

Hugo Haçul

Advogado da Área de Direito Trabalhista e Previdenciário Empresarial da Tahech Advogados; Bacharel em Direito; Pós-graduado em Direito Trabalhista e Previdenciário.

Conteúdos semelhantes

Nova regra para trabalho em domingos e feriados

A partir de julho de 2025, novas regras para trabalho em domingos e feriados exigem...
Conteúdo completo

Recuperação de Crédito: Como conduzir bons acordos?

Saiba como iniciar a recuperação de crédito com foco em acordos eficientes, contato estratégico com...
Conteúdo completo

O Presidente Donald Trump decretou um tarifaço generalizado sobre importações para os EUA, mas recua e anuncia pausa tarifária por 90 dias

O governo Trump surpreendeu o mercado com um tarifaço sobre importações dos EUA, mas recuou...
Conteúdo completo

Novas Regras do Imposto de Renda e Tributação de Dividendos

Conheça as mudanças recentes no Imposto de Renda propostas pelo Governo Federal, incluindo a ampliação...
Conteúdo completo

Justiça do Trabalho passa a notificar AGU sobre conduta culposa em acidentes de trabalho

A Justiça do Trabalho implementou uma nova medida que exige a notificação da Advocacia-Geral...
Conteúdo completo

Arrecadação tributária federal bate R$ 2,65 Tri em 2024! Veja como a sua empresa pode recuperar parte deste valor

Em 2024, a arrecadação tributária federal atingiu um recorde histórico, impactando empresas em todo o...
Conteúdo completo
Linkedin Instagram X-twitter Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 3622-8888

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (11) 94947-7160

DESKS DE APOIO

Distrito Federal
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
São Paulo
Santa Catarina
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram X-twitter Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 3622-8888

SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (11) 94947-7160

ONDE ESTAMOS

Distrito Federal
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
São Paulo
Santa Catarina

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade