1 – FACILIDADE DO IDIOMA
Portugal foi colonizador de diversas terras e o Brasil, como colônia de Portugal, herdou um de seus maiores legados, ou seja, a língua portuguesa.
Existem hoje diferenças de sotaque entre o português do Brasil e o português de Portugal. Aliás, os portugueses dizem que falamos o “brasileiro” e não o “português”. Só temos que ter paciência para entender expressões e palavras novas ou similares.
Porém essas diferenças em nada atrapalham a comunicação entre brasileiros e portugueses. Tanto que Portugal aceita o resultado do ENEM (o maior exame educacional do Brasil) como critério de seleção em diversas universidades portuguesas. Assim, aquele que pretende morar em Portugal não terá dificuldade de comunicação com os nativos e nem precisará investir em curso de idiomas. Além disso, famílias com crianças também optam por Portugal pela simplicidade de adequação dos filhos pequenos na escola.
2 – SEGURANÇA
A segurança é uma das principais vantagens de morar em Portugal. A polícia não é ofensiva mas é séria. Você pode andar na rua com o celular na mão e a bolsa sobre os ombros sem qualquer sobressalto. A justiça funciona e Portugal é considerado o 3º país mais seguro do mundo. Não se houve falar em ataques terroristas e as pessoas que se juntam para, na rua, pedir alguma mudança ou manifestação ao governo, o fazem de forma pacífica e ordeira.
3 – QUALIDADE DE VIDA
Mesmo em cidades grandes, como Lisboa e Porto, é possível desfrutar de um ritmo de vida tranquilo, contando com uma ótima infraestrutura.
Os serviços como transporte público, saúde e educação funcionam bem, o que contribui para a qualidade de vida.
O transporte público é quase todo interligado dentro do país: ônibus, metrô, trem e avião. As estradas são boas. Tem boas ligações aéreas com a Europa, América do Sul e África. No entanto, tem poucas linhas de trem e ônibus que vão para outros países da Europa.
A educação é de qualidade em todo o país e a maioria dos alunos estuda em escolas públicas. As universidades são reconhecidas, algumas internacionalmente.
O sistema de saúde funciona bem e toda família possui o seu médico de família, havendo ainda controle de doenças e prevenção. A saúde não é de graça, havendo taxas moderadoras a pagar, mas com pequena participação em valores.
4 – CUSTO DE VIDA
Apesar de ter subido nos últimos anos, o custo de vida em Portugal é um dos mais baixos da Europa Ocidental. Não há inflação e, portanto, você pode se programar para ir ao mercado ou para a compra de um imóvel, por exemplo.
O Numbeo, que é o maior banco de dados de custo de vida do mundo, entre muitas outras estatísticas, fez um comparativo entre o custo de vida em São Paulo/SP e Lisboa (em 17/12/2020):
5 – CLIMA SEMELHANTE AO DO BRASIL
Um dos motivos que mais atraem os brasileiros que desejam viver em Portugal é o clima. Quanto mais para o sul você for morar em Portugal, mais agradável o clima é. O Algarve, por exemplo, é o paraíso dos aposentados europeus que lá querem morar. O inverno também é bem ameno e mais quente que outros países da Europa. Longe da costa, Portugal tem montanhas e planícies, parques nacionais, lagos e rios e serras com neve no inverno (Serra da Estrela, em especial).
6 – BENEFÍCIO DA PREVIDÊNCIA MANTIDO
Em Portugal o tempo de contribuição à Previdência que você pagou até agora poderá ser transferido para o país europeu. O tempo de contribuição no Brasil e o tempo de contribuição em Portugal são somados e você poderá se aposentar em Portugal com equivalência de direitos.
7 – VISTOS PARA VIVER EM PORTUGAL
Portugal tem que lutar contra a redução e o envelhecimento da população e, para isso, tem aberto diversas oportunidades de vistos de residência, incentivando a imigração. Os vistos mais comuns solicitados pelos brasileiros para viver em Portugal são os vistos de trabalho, estudo, startup, empreendedor, visto D7 (para aposentados e para quem tem rendimentos próprios) e o golden visa.
TEXTO
Rosangela Esturilio (Advogada da Tahech Advogados no desk Portugal)