Esse texto foi escrito por um ser humano ou pela Inteligência Artificial, você saberia responder?
Que a tecnologia está cada vez mais presente em todas as áreas é inegável. Isso significa que sim, esse texto poderia ter sido escrito por uma inteligência artificial. Mas não é esse o caso (ainda!).
Uma das inovações mais comentadas nos últimos dias foi o uso da Inteligência Artificial para criar textos e responder questões. O ChatGPT é uma ferramenta que possibilita responder perguntas, escrever textos e automatizar processos e agilizar o dia a dia de muitas pessoas.
Integrante do time da TI da Tahech, Willian Henrique da Silva Nunes reforça a inserção das novas tecnologias no ambiente corporativo como ferramentas importantes e que conseguem alcançar os objetivos definidos.
“A inteligência artificial é capaz de analisar grandes quantidades de informações e selecionar aquelas que melhor se aplicam ao tema em questão, criando textos ricos em conhecimento e precisos em suas informações. Além disso, se adapta ao estilo de escrita e às preferências do público-alvo, produzindo textos atraentes e de fácil compreensão”.
Uso pela área jurídica
Apesar de muitas pessoas ainda olharem com estranheza para o uso de novas tecnologias e inovações na área jurídica, ela já faz parte do cotidiano dos escritórios de advocacia e até mesmo de tribunais.
Na última semana, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por exemplo, apresentou uma IA capaz de auxiliar na redação de textos e documentos usados por servidores, colaboradores e até mesmo magistrados.
O sistema é similar ao ChatGPT e tem como principal objetivo auxiliar no desenvolvimento de textos repetitivos, ou seja, aqueles que são os mesmos e que demandam muito tempo dos servidores, incluindo e-mails, portarias e resoluções.
Para o advogado e CEO da Tahech, André Almeida, iniciativas como estas auxiliarão e muito no trabalho jurídico. “As tarefas repetitivas demandam muito tempo dos colaboradores. Esse mesmo tempo poderia ser utilizado para as questões mais técnicas e que exigem raciocínio humano acurado dentro da área jurídica”.
Na Tahech, o uso da tecnologia também já é uma realidade. Lançamos um aplicativo em que disponibilizamos conteúdo jurídico de qualidade e de forma gratuita (baixe o app aqui). Além disso, para nossos clientes, desenvolvemos o espaço online Meu B.I e Meus Processos, em que os clientes podem acompanhar todas as etapas de cada um dos processos ativos com o escritório, e obter dados gerenciais que auxiliam na tomada de decisão dentro da empresa.
Mas quando a tecnologia vai chegar?
Na realidade, o uso da Inteligência Artificial já vem sendo recorrente no âmbito jurídico, assim como de outras tecnologias que facilitam os processos e aceleram os trâmites.
A cultura de dados e a produtividade reforçam a necessidade de adaptação a esse novo cenário. Investir em tecnologia é, portanto, sair na frente.
No entanto, cabe uma ressalva feita por Willian Henrique: “É importante lembrar que a inteligência artificial ainda é limitada pela programação e pelo conhecimento fornecido a ela durante o treinamento. Ela não tem emoções, experiências pessoais ou julgamentos de valor, e seus textos podem faltar de uma perspectiva humana e profundidade emocional”.
Por esse e outros motivos é que a necessidade de uma equipe qualificada e que compreenda as reais necessidades das partes envolvidas nas negociações jurídicas é fundamental. “A tecnologia veio para ajudar o advogado, não para substituí-lo”, confirma o CEO da Tahech.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala treinado pela OpenAI. Para escrever um texto, ele usa uma enorme quantidade de outros textos da internet, criando diálogos virtuais.
A inteligência artificial usa mais de 175 bilhões de parâmetros de aprendizado. Por isso, não precisa usar informações e dados dos usuários da rede. Dessa maneira, cumpre os requisitos estabelecidos pela LGPD.