Detectar oportunidades que podem gerar riqueza nova ou economia para os clientes é a visão da Tahech Advogados. A filosofia do escritório e da equipe jurídica busca romper com os estereótipos da advocacia empresarial e da sua importância como ferramenta estratégica para as empresas.
Na prática, uma advocacia empresarial especializada pode ser muito mais benéfica às empresas no curto, médio e longo prazo. Isso porque, uma equipe jurídica eficiente e focada pode auxiliar na detecção de oportunidades com potencial de gerar riqueza nova ou, então, economia no caixa.
A título de exemplo, somente na segunda quinzena de outubro, a equipe trabalhista da Tahech Advogados obteve êxito em 5 demandas trabalhistas. Juntas, as ações superaram uma economia de R$1milhão para as empresas defendidas nos processos.
“Tratam-se de processos da área trabalhista, em que dois clientes foram altamente beneficiados com economias excelentes, melhorando o desempenho financeiro da própria empresa em 2023 por meio da atuação jurídica“, explica o gestor da área trabalhista, Rodrigo Camargo.
É possível, então, uma assessoria jurídica gerar riqueza ou economia para as empresas?
Para muitas pessoas, a advocacia funciona apenas como uma ferramenta para resolver problemas já existentes. Ou seja, funciona apenas para evitar prejuízos maiores aos cofres da empresa, sendo a atividade jurídica encarada, muitas vezes, como um custo operacional.
No entanto, é preciso superar essa visão, até porque, a advocacia pode fornecer importantes e estratégicas possibilidades de ganho ou economia empresarial significativas.
“A própria área trabalhista é repleta de oportunidades para aumentar o desempenho financeiro das empresas, seja pela atuação preventiva estratégica, pela defesa bem sucedida em reclamatórias trabalhistas ou pelo desenvolvimento de planejamentos trabalhista-previdenciários que podem reduzir custos ou aumentar receitas para as empresas em geral” destaca o CEO da Tahech, André Almeida.
É possível fazer um diagnóstico de oportunidades?
A resposta é sim: sua empresa pode fazer diagnósticos diferentes para a detecção de novas oportunidades jurídicas. Porém, cabe ressaltar que nem todo escritório de advocacia está preparado para tal atividade. A detecção de tais oportunidades, como reforça o CEO, é uma visão diferenciada.
Saber identificar oportunidades jurídicas é uma habilidade presente em equipes altamente capacitadas e comprometidas com as novidades do universo jurídico, bem como experientes na avaliação de cenários e elaboração de diagnósticos com previsibilidade para os clientes.
Sendo assim, empresas que pensam em oportunidades contam com escritórios que antecipam as demandas e estão sempre conectados com as novas possibilidades e com os demais setores gerenciais das empresas.