Muitos bancos, cooperativas, instituições financeiras e até mesmo empresas convivem com a dificuldade diária em cobrar clientes inadimplentes. Além do prejuízo financeiro da dívida, outro ponto de atenção deve estar exatamente no momento dessa cobrança.
Isso significa que, mesmo que o cliente esteja inadimplente, ele conta com direitos expostos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Assim, há regras para realizar no momento da cobrança.
De acordo com o advogado e gestor da área de Recuperação de Créditos da Tahech Advogados, Luciano Batista, existem maneiras corretas de realizar a cobrança e garantir a efetividade na recuperação do valor da dívida. Mas é preciso prestar atenção nas formas como cobrar os clientes inadimplentes, destaca Batista.
“O CDC destaca que não devemos fazer as cobranças em horários e locais incorretos, nem expor os devedores a terceiros. Também não deve-se cobrar mediante ameaça ou tentativas excessivas no mesmo dia”.
E como fazer a cobrança a inadimplentes?
Há maneiras legalmente aceitas para realizar a cobrança de pessoas com dívidas. Uma das estratégias é negativar o CPF ou CNPJ do devedor. Para isso, é fundamental reunir documentos referentes às dívidas e dar entrada em instituições de proteção ao crédito. Também é possível fazer um protesto de título em cartório.
Para Luciano, outras duas maneiras de fazer a cobrança costumam ser mais eficientes: a cobrança extrajudicial para acordo ou a cobrança judicial.
Na primeira, com apoio de uma equipe jurídica capacitada, a dívida é cobrada de modo amigável, sem depender do sistema jurídico, mas com a garantia de uma negociação justa e flexível. “É possível, na cobrança extrajudicial, acertar os valores de parcelamento e até mesmo os juros cobrados”, diz.
Já na cobrança judicial é preciso fazer um processo com ajuda de uma equipe jurídica que possua experiência na área. Porém, além das custas processuais, poderá advir delongas no desfecho processual, o que não vem de encontro aos interesses dos credores.
Uma equipe jurídica faz diferença na cobrança de inadimplentes?
Gestores de bancos e cooperativas precisam se preocupar com muitos assuntos e, a inadimplência de muitos clientes é mais uma delas. Dessa forma, contar com uma equipe jurídica para ajudar na recuperação de créditos pode contribuir para ter resultados mais eficientes e rápidos.
Outro ponto positivo é o atendimento personalizado que atende às necessidades individuais de cada cliente, bem como uma equipe tecnológica que apresente as melhores soluções e informações para a área.
“Ter previsibilidade é um ponto muito importante nesse ramo, e por isso é essencial contar com tecnologias e relatórios em tempo real”, finaliza Batista.