2023 chegou repleto de desafios para o setor financeiro. Dados levantados pelo Serasa Experian apontam que em janeiro, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 70,1 milhões. E não foi apenas a inadimplência que cresceu, o valor das dívidas também está mais alto.
Como se precaver diante de dados tão expressivos como esses?
Luciano Batista, gestor da área de Direito Bancário e Cooperativo da Tahech, explica que o setor bancário enfrentará dois grandes desafios neste ano.
“Quando falamos nos aspectos que teremos que ser trabalhados durante 2023, destacam-se a renegociação e a recuperação de crédito”, sinaliza o especialista com quase 40 anos de experiência neste ramo.
Renegociação: O mesmo estudo citado anteriormente revela que o número de inadimplentes quintuplicou nos últimos cinco anos. Com uma parcela considerável da população endividada, um caminho que costuma ser escolhido é o da renegociação das dívidas. Assim, o devedor elenca prioridades de pagamento e é importante que você trace um planejamento para figurar entre os primeiros da lista.
Como? Utilize as ferramentas disponíveis no mercado. Uma equipe especializada nesse tipo de serviço pode te ajudar a elaborar mecanismos de acompanhamento da situação financeira dos seus clientes devedores. A partir disso, será possível fazer a aplicação da legislação a fim de ranquear no topo da lista de prioridade dos clientes e conseguir receber primeiro.
Recuperação de crédito: mesmo sendo acionada após a constatação da inadimplência, o serviço de recuperação deve começar com você, no momento da liberação do crédito. É de extrema importância realizar empréstimos com garantia real de pagamento. Isso te ajuda a receber primeiro em casos de inadimplência.
Meu cliente já está inadimplente, e agora?
Calma! Sabemos como a inadimplência pode afetar o balanço final da sua agência. Por isso, mais uma vez, enfatizamos a importância de contar com especialistas no mercado da recuperação de crédito. O diferencial desse profissional está no treinamento, como explica Luciano Batista.
“Ele conhece e domina diversas técnicas de cobrança, que englobam tanto ações de relacionamento como os próprios processos internos das empresas. Além de entender qual a melhor abordagem e estratégia para cada caso. Conhecer essas técnicas é fundamental para ter uma boa performance na recuperação de crédito”.
Alguns dos benefícios ao adotar uma gestão mais eficiente na recuperação de crédito são:
- Rapidez na tomada de decisão
- Acordo antes do ajuizamento da ação
- Previsibilidade de receitas
Garanta resultados expressivos em 2023. Fale com nossos especialistas e tenha os melhores profissionais ao seu lado neste momento.