Nos últimos anos, o número de ações trabalhistas no Brasil tem aumentado consideravelmente. Somente em 2023, o crescimento foi de 22%, impulsionado por decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). E a tendência é que esse aumento continue, com a ampliação do acesso gratuito à Justiça.
Em 2024, o TST concluiu o julgamento que estabelece que a justiça gratuita pode ser concedida automaticamente para quem recebe até 40% do teto do INSS, além de permitir que qualquer trabalhador que se declare hipossuficiente tenha acesso ao benefício. Essa mudança promete acelerar ainda mais a judicialização das relações de trabalho, com impactos diretos para as empresas.
O que isso significa para o seu negócio?
Com o aumento no número de ações trabalhistas, sua empresa pode ser mais vulnerável a processos, especialmente sem um acompanhamento jurídico adequado. Processos infundados ou mal fundamentados podem sobrecarregar sua equipe e gerar custos financeiros inesperados.
Como proteger sua empresa?
- Conformidade com as normas trabalhistas: analisar toda a parte trabalhista de sua empresa, garantindo que todas as obrigações estejam cumpridas de acordo com a legislação.
- Prevenção de riscos trabalhistas: Estratégias bem definidas para evitar que sua empresa seja alvo de ações trabalhistas, minimizando o impacto financeiro e reputacional.
- Gestão eficiente de processos trabalhistas: Ter uma equipe especializada caso sua empresa seja envolvida em um processo
Caso deseje saber mais a respeito das novas mudanças trabalhistas e como proteger sua empresa, entre em contato com o time de especialistas de Tahech Advogados, e deixe sua empresa pronta para enfrentar esse cenário de judicialização crescente.
Fonte: Poder 360