É inegável que a tecnologia já faz parte da vida das pessoas. Até nas funções mais corriqueiras ela está presente. Mas e a inteligência artificial, será que também está transformando o mundo?
A resposta é sim, e além de transformar o mundo, a IA também já vem alterando o universo jurídico. Nos últimos anos, ela cresce cada vez mais, como no uso do ChatGPT, por exemplo. A implementação dessas tecnologias pode proporcionar uma melhora significativa na velocidade e na qualidade da tomada de decisão judicial.
Willian Henrique da Silva Nunes, do time de TI da Tahech, comenta que a utilização da inteligência artificial para defender um réu em um tribunal é um marco importante na história da tecnologia aplicada ao direito. “Embora ainda haja muita discussão sobre o papel da inteligência artificial na tomada de decisão judicial, a notícia mostra que as tecnologias podem ser usadas para fornecer apoio valioso para advogados e juízes em suas tarefas cotidianas. Além disso, a implementação de tecnologias como essa pode tornar o acesso à justiça mais fácil e acessível, permitindo que mais pessoas se defendam legalmente em casos como esse”, diz.
Aplicativo para defesa de réus
A notícia a qual Willian se refere é a de que no ano de 2015, um estudante britânico de 19 anos criou aplicativo chamado “DoNotPay”. Joshua Browder desenvolveu a inteligência para ajudar motoristas a recorrerem de multas de trânsito em Nova York.
Agora, o programa de inteligência artificial é uma ideia promissora quando o assunto é defesa de réus em tribunais.
Willian explica o motivo. “O funcionamento do aplicativo é bastante simples. Primeiro, o usuário seleciona o tipo de serviço jurídico que precisa, como contestação de uma multa de trânsito, por exemplo. Em seguida, o aplicativo faz uma série de perguntas sobre o caso, a fim de entender os detalhes específicos e as circunstâncias envolvidas”.
As respostas do usuário são mensuradas pelos algoritmos de inteligência artificial. A partir dos dados, o próprio sistema elabora uma carta de contestação ou outra documentação relevante, que pode ser enviada diretamente ao órgão responsável pelo caso. O usuário pode então acompanhar o status do caso pelo próprio aplicativo e receber atualizações em tempo real sobre o progresso da sua solicitação.
Uma das principais vantagens do Donotpay é a sua facilidade de uso e a sua acessibilidade. O aplicativo pode ser utilizado por qualquer pessoa com acesso à internet e não requer conhecimentos jurídicos avançados. “Além disso, o serviço é oferecido por uma fração do custo de um advogado tradicional, tornando os serviços jurídicos mais acessíveis para aqueles que não têm condições de pagar por um advogado particular”. completa Willian.
Tecnologia em prol da área jurídica
O uso de tecnologias e inovações, que inclui a Inteligência Artificial, são o presente da área jurídica. Não é mais um futuro distante, como se imaginava há alguns anos. Por isso, investir em processos inovadores é um diferencial dos escritórios jurídicos.
Para o advogado e CEO da Tahech, André Almeida, é preciso estar preparado para as transformações que já estão acontecendo. “Na Tahech, o uso da tecnologia já é uma realidade. Lançamos um aplicativo em que disponibilizamos conteúdo jurídico de qualidade e de forma gratuita (baixe o app aqui). Além disso, para nossos clientes, desenvolvemos o espaço online Meu B.I e Meus Processos, em que os clientes podem acompanhar todas as etapas de cada um dos processos ativos com o escritório, e obter dados gerenciais que auxiliam na tomada de decisão dentro da empresa”, finaliza o CEO.