HOME

Pensando na qualidade de vida, valorização profissional e maior remuneração, muitos profissionais brasileiros buscam oportunidades de emprego nos Estados Unidos. Neste processo, é muito importante saber como validar o seu diploma para concorrer a vagas de emprego na terra do Tio Sam. 

Para te ajudar, esclarecemos as principais dúvidas de como validar o diploma nos Estados Unidos: 

O que preciso para que meu diploma seja válido nos EUA?

Para que um diploma seja reconhecido e utilizado nos EUA é preciso fazer a validação. Esse serviço é prestado por empresas privadas que fazem o Credential Evaluation Service. Mas atenção: é muito importante que você saiba quais são os documentos, instituições e requisições que fazem parte do pedido de validação.

Quando é preciso validar diploma nos EUA?

A validação do diploma é indispensável para quem pretende exercer uma profissão que exija nível superior. Embora o processo seja um pouco burocrático, ainda é mais viável do que cursar a faculdade integralmente no país, principalmente do ponto de vista econômico. 

Reforçando: a validação é indispensável para toda e qualquer atividade para a qual o nível superior de formação seja uma exigência.

Essa validação é válida em todo o país?

Não! É importante lembrar que essa validação será aplicada apenas ao estado em que foi feita a solicitação e não a todo o país. Ou seja, se você validar sua formação em Nova York, e deseja se mudar para Flórida, precisará refazer todo o processo.

Preciso fazer a tradução juramentada?

Sim! Como você sabe, nos Estados Unidos o idioma oficial é o inglês. Por este motivo, a validação de todo documento brasileiro depende de uma tradução para ser legível e, assim, ter fé pública.

E não basta fazer uma tradução simples com um profissional que conheça o idioma, a tradução precisa ser feita por um tradutor juramentado. Esse especialista deve ser registrado na Junta Comercial do seu estado e é por esse órgão que você pode encontrar um.

Além do diploma, outros documentos que você também precisará traduzir são:

A tradução juramentada torna os seus documentos legíveis e legítimos pelas autoridades norte-americanas que vão cuidar da validação do diploma. Esse é apenas o primeiro passo de um processo que pode levar até 12 meses para ser concluído.

Estou com a tradução juramentada em mãos, e agora?

Dê entrada na acreditação. Depois de apresentar os documentos acadêmicos e pessoais, a validação enfim começa por meio de testes para avaliar as suas competências. É algo similar ao que fazem, por exemplo, os conselhos de medicina para conceder o título de especialista a profissionais.

Importante destacar que a entidade profissional responsável pela validação varia de acordo com cada área. Os custos e taxas dos exames de validação também variam de uma profissão para outra.

Vale lembrar que a proficiência em inglês é indispensável neste processo de validação. O candidato deve ser fluente, além de dominar o idioma em sua forma escrita e na leitura.

Recebi a validação, mas com necessidade de refazer algumas disciplinas. Ainda posso ter esperanças?

Sim, pode ficar tranquilo! Normalmente, a validação de um diploma não é completa logo de cara. Geralmente haverá algum requisito ou disciplina que você terá que refazer ou cumprir. Ou seja, ainda que seu diploma seja validado, é possível que você precise cursar uma parte da graduação nos Estados Unidos para, enfim, ter o documento reconhecido.

Preciso fazer estágio?

Assim como no Brasil, um profissional recém formado só se insere oficialmente no mercado de trabalho depois de cumprir estágio profissional. Mas, antes do estágio, todo aspirante a profissional deve passar pelo chamado board, que nada mais é do que uma prova para avaliação de conhecimentos.

Quanto custa para validar o diploma?

Por ser feito por empresas privadas, há uma variação nos custos do processo, dependendo da empresa escolhida e da própria universidade.

A taxa inicial gira em torno de 100 dólares, mas há outros gastos envolvidos.

Como esclarece o Departamento de Educação americano, o processo de validação também pode ser feito por uma instituição de ensino superior ou pela própria empresa que contrata o profissional.

O processo de validação é rápido?

Validar o diploma nos EUA é um processo que leva tempo, é preciso ter em conta eventuais restrições e exigências para que o processo não trave ou demore mais que o esperado. 

Caso você já tenha uma oferta ou uma vaga em mente, é preciso ter atenção com os prazos e regras específicas para obtenção de vistos profissionais, sempre sujeitas a mudanças.

E aí, conseguimos esclarecer suas dúvidas? Contar com uma assessoria especializada nesse momento é muito importante na tomada de decisão. Afinal, estamos falando do seu futuro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *