Acordo firmado entre Portugal e Estados Unidos possibilita que brasileiros com dupla cidadania morem nos EUA
O Congresso dos Estados Unidos aprovou a legislação chamada “Amigos Act”, que altera a elegibilidade do visto de negócios E2 e designa Portugal como um país tratado.
Isso significa, em outras palavras, que cidadãos portugueses e brasileiros com cidadania portuguesa terão a oportunidade de investir em um negócio nos Estados Unidos e viver no país como empresário estrangeiro, através do visto E2.
- Quem pode solicitar a nacionalidade portuguesa?
- Saiba como solicitar a nacionalidade portuguesa
- Direito internacional: Como funciona a declaração de saída definitiva do Brasil?
Brasileiros serão beneficiados?
Embora Brasil e EUA não tenham este acordo, a nova legislação terá validade para quem tem cidadania portuguesa e pode ser uma oportunidade para quem tem capacidade de investimento. Até quem tem dupla cidadania e deseja imigrar para os EUA será favorecido com o acordo.
Atualmente, cerca de 400 mil brasileiros possuem a cidadania portuguesa e, com isso, passam a ter o direito a solicitar o E2 para morar nos EUA. Vale lembrar que esse processo é seguro e já tem sido feito com brasileiros de cidadania italiana.
Para ver a lista dos países participantes, consulte os países do tratado (apenas em inglês).
Quais são os vistos disponíveis?
Existem duas categorias de vistos para cidadãos de países com os quais os Estados Unidos mantêm tratados de comércio e navegação. Os vistos do Tratado de Comércio (E-1) e do Tratado de Investidor (E-2).
Se você é cidadão brasileiro e possui dupla cidadania de um país com o qual os Estados Unidos têm um tratado, você pode solicitar um visto E-1 ou E-2.
O E2 é o visto ideal para brasileiros que querem investir em franquias e morar em solo americano. Esta modalidade de visto é uma das mais simples e menos burocráticas de se obter. Existem duas vantagens principais: esse visto é de baixo investimento e tempo, você estará com ele em mãos em até 4 meses.
Os vistos E1 e E2 para portugueses e brasileiros com dupla cidadania estarão disponíveis a partir do começo do ano fiscal, em primeiro de outubro deste ano.
Não perca tempo, fale com a nossa equipe e comece agora o seu processo de imigração!