Como melhorar a recuperação de crédito de bancos e cooperativas?

Publicado em: 20 dezembro de 2021
Compartilhar:

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) demonstram que o número de famílias brasileiras com dívidas bateu recorde em 2021, com 74%. As dívidas analisadas, em geral, contemplam cheques pré-datados, cartão de crédito, cheque especial, carnês de lojas, créditos consignados, empréstimos pessoais, prestação de veículos e de imóveis. 

Uma coisa é certa: o cliente não gosta de ficar devendo, ao mesmo passo que para o banco a inadimplência é desinteressante. Portanto, a recuperação de crédito é benéfica para ambos os lados, pois oferece suporte aos clientes inadimplentes para que consigam regularizar suas situações e façam novas compras e financiamentos. Para o banco, trata-se de receber um valor não pago, que já deveria estar em caixa.

Para melhorar a performance de recuperação de crédito de bancos e cooperativas, a Tahech Advogados desenvolveu um grupo de trabalho composto por três frentes de atuação:

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL: Ferramenta para que o credor recupere valores não pagos por seus devedores; pode ser realizada por via extrajudicial ou judicial. Auxílio em todo o processo administrativo da alienação fiduciária.

ASSESSORIA DE COBRANÇA: Serviço sincrônico ao trabalho jurídico, com objetivo de garantir mais resultados e efetividade na recuperação. Cobrança amigável, com respaldo jurídico (principalmente no que diz respeito ao cuidado com os dados).

ASSESSORIA CRIMINAL: Serviço complementar às assessorias jurídica e de cobrança. A via Criminal não é pensada como uma solução imediata em casos de recuperação de crédito, mas nos casos em que são identificados ilícitos criminais é possível recuperar os valores por meio de inquérito policial.

Por fim, este grupo de trabalho como um todo funciona imerso em tecnologia de ponta, as mais avançadas formas de pesquisa e análise de dados (B.I e jurimetria). As tecnologias utilizadas em todo o processo de execução das demandas técnicas contratadas e de experiência do cliente seguem uma metodologia de fluxos inovadores e inteligentes.

Afonso Felipe Amaral Herzer

Advogado da Área Cível da Tahech Advogados. Bacharel em Direito (Faculdades Guarapuava). Pós Graduando em Processo Civil (Centro Universitário Campo Real). Pós Graduando em Direito Imobiliário (Instituto Getúlio Vargas).