Muitos brasileiros têm realizado o sonho de morar nos Estados Unidos, seja permanentemente ou por um período. Mas não é por isso que é possível afirmar que o processo é fácil.
A grande maioria teve que enfrentar a burocracia americana para conseguir a cidadania, visto ou Green Card. Você quer saber se o processo para morar nos Estados Unidos é complexo? Segue com a gente:
Como tornar o processo de imigração para os Estados Unidos mais fácil?
Para imigrar para os Estados Unidos, são necessários alguns documentos e procedimentos específicos, tanto para a viagem quanto para a moradia e permanência na região de sua escolha.
Não conhecer o processo irá dificultar a mudança de país. Uma assessoria especializada em imigração pode tornar este processo mais seguro e claro. Esses profissionais te ajudarão a entender as regras e obrigações, a estabelecer os objetivos da imigração, e escolher o visto e destino ideal.
O que é preciso para morar nos Estados Unidos?
Para morar nos Estados Unidos, é necessário possuir cidadania, Green Card ou um visto de permanência temporária no país, como o de estudo ou trabalho. Com alguns desses documentos, você poderá morar tranquilamente no país.
A vantagem da cidadania e do Green Card é que com eles você terá praticamente todos os direitos de um cidadão norte-americano, como comprar e alugar residências, estudar e trabalhar em qualquer região. Descubra outras características de cada modalidade.
Como morar nos Estados Unidos por um período determinado?
Muitas pessoas optam por morar nos Estados Unidos apenas por um período específico, seja para fazer um curso de inglês, uma graduação ou se aperfeiçoar em uma empresa americana. Caso esse seja o seu caso, saiba que também são necessários alguns documentos específicos.
Exemplo de visto para moradia por tempo determinado para estudantes:
Estudantes, acadêmicos e vocacionais podem adquirir o visto F-1, através da instituição de ensino dos Estados Unidos onde estiverem matriculados. O visto F-1 dura até no máximo 4 anos e para mantê-lo até o final ou renová-lo.
O imigrante deve fazer um bom aproveitamento do curso, mantendo a média de notas e presença nas aulas.
Exemplo de visto para moradia por tempo determinado para profissionais:
Outra opção para morar nos Estados Unidos por um período determinado é no caso de ser contratado por uma empresa ou filial localizada na cidade. Esse tipo de visto chama-se B-1, com validade de 10 anos, e é específico para trabalho ou negócios.
Você também pode adquirir o visto H1B ou H2B, que equivalem ao trabalho temporário. O primeiro tem duração de 3 anos e a empresa pode renovar até o dobro do tempo. Já o segundo tem duração de 5 a 10 meses, mas pode ser renovado por até 3 anos.
E a última opção disponível é o visto J1, que é destinado àqueles que irão fazer programas de intercâmbio ou de trainees.
Você tem o sonho de morar nos Estados Unidos? Não perca tempo! Fale com a nossa equipe e faça seu processo de imigração com segurança.