A revolução tecnológica impacta diretamente a sociedade há muito tempo. Consecutivamente, as mudanças constantes e seus impactos são inevitáveis em todas as profissões.
Metaverso, Inteligência Artificial, Automação e Business Intelligence são ótimos exemplos dessa transformação desenfreada. Mas com tantas novidades surgindo a todo mundo, como acompanhar essa evolução de forma bem estruturada e completa?
É inegável que a adaptação às novas tecnologias e formas de trabalho assustam de início, por isso é de extrema importância que o processo de transformação dentro de sua empresa ou escritório seja acompanhado por uma equipe qualificada e multidisciplinar, contemplando as áreas jurídicas e tecnológicas.
Os responsáveis pelo processo precisam compreender todos os fluxos de trabalho, pessoas envolvidas, sistemas utilizados e só então analisar mudanças e implementações que podem trazer agilidade e vasão no trabalho dos colaboradores, visto que os três principais pilares da transformação digital são: pessoas, processos e tecnologia.
Com todos os fluxos de trabalho mapeados, a equipe consegue ter uma visão completa do funcionamento do escritório, apresentar falhas, sugerir melhorias e tornar a tecnologia um ponto de apoio e não mais apenas uma área de suporte técnico.
Os avanços não param, e é imprescindível o acompanhamento dessa evolução. Desde o início dos anos 2000 a advocacia anda de mãos dadas com a tecnologia, tornando o seu conhecimento mínimo pelo advogado como indispensável. Logo, o escritório que não se adaptar ficará preso no tempo.
TEXTO: Willian Henrique (Auxiliar de T.I na Tahech Advogados e associado na Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs – AB2L)