Ir para o conteúdo

HOME

CONTEÚDOS

NA MÍDIA

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

HOME

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

  • Tahech Advogados | Direito Empresarial | 27 anos de experiência
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Na mídia
  • Contatos
  • Área do Cliente

Como é a regulamentação dos NFT’s no Brasil?

  • Publicado em: 27/06/2022

A transformação tecnológica tem impulsionado o desenvolvimento da economia digital, e, por consequência, oportuniza o surgimento de novos tipos de ativos econômicos e financeiros, frequentemente alheios à regulamentação existente e aos seus instrumentos de intervenção estatal (a atividade tributária entre eles).  

Exemplo notável desse fenômeno são os non-fungible tokens (NFT’s), representações digitais de ativos financeiros em blockchain (token), com identificações únicas e que podem ser livremente negociados, considerando sua raridade, liquidez etc. Eles são criptografados da mesma maneira que as criptomoedas. Ao passo em que as criptomoedas são “tokens fungíveis” (ou seja, “podem substituir-se por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade”[1]), porém, os NFT’s (como o próprio nome sugere) são “tokens infungíveis”, pois apresentam características que os tornam insubstituíveis, únicos, representando produtos exclusivos, colecionáveis[2].

O mercado de investimentos recebeu os NFT’s com empolgação. 

Em 2021 o então CEO do Twitter, Jack Dorsey, vendeu o seu primeiro tuíte publicado como um NFT por US$ 2,9 milhões[3]. Estima-se que a Bored Ape Yatch Club (BAYC) tenha auferido mais de US$ 2 milhões apenas com a venda do primeiro lote de artes digitais únicas de “macacos entediados”[4]. 

Ocorre que ainda não há, no Brasil, regulamentação específica para NFT’s. 

Embora a Instrução Normativa RFB nº 1.888/2019 tenha disciplinado a obrigatoriedade da prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos, a definição dada pelo art. 5º da norma excluiu sua aplicação às operações com NFT’s[5]. 

O projeto de regulação das criptomoedas aprovado pelo Senado em maio deste ano também deixou de fora os NFT’s[6].

Para colmatar essa lacuna, pelo menos no aspecto fiscal, em 2022 a Receita Federal incluiu códigos específicos para declaração de criptoativos na declaração do Imposto de Renda para a pessoa física de 2021, incluindo NFT’s e permitindo o tratamento dos tokens não-fungíveis de forma equiparada a ativos financeiros que podem ocasionar ganho de capital, independentemente da natureza da operação[7].

De todo o modo, essas operações inspiram cautela. 

Se, de um lado, a academia reconhece que o desenvolvimento do ecossistema NFT ainda está em seu estágio inicial e que as tecnologias de NFT’s são prematuras[8], de outro, os resultados do mercado dos tokens infungíveis têm se mostrado inconsistentes[9]. 

Esses fatores, aliados à ausência de regulamentação específica (especialmente a tributária) indicam que as operações com NFT’s são, ainda, cercadas por incertezas e insegurança jurídica – não obstante todo o potencial econômico e financeiro que elas representam na nova economia digital. 

[1] Art. 85 do Código Civil.

[2] GAGLIANO, P. S.; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil – Parte geral – vol. 1. 23. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021.

[3] G1, 2021. Notícia disponível em: http://glo.bo/3baAbeM

[4] Tecmundo, 2022. Notícia disponível em: https://bit.ly/3zTYRm2

[5] Instrução Normativa RFB nº 1.888/2019 disponível em: https://bit.ly/3tMnMEp

[6] Gazeta do Povo, 2022. Notícia disponível em: https://bit.ly/3mZIKMs

[7] G1, 2022. Notícia disponível em: http://glo.bo/3O6a5bp

[8] WANG, Q.; et al. Non-fungible token (NFT): Overview, evaluation, opportunities and challenges:2105.07447, 2021. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2105.07447[9] Cointelegraph, 2022. Notícia disponível em: https://bit.ly/3zIBkVi

Foto de Trajano Santos Filho

Trajano Santos Filho

Bacharel em Direito; Especialista em Gestão Pública Municipal; Especialista em Direito Processual Civil; Especialista em Direito e Tecnologia.

Conteúdos semelhantes

Economia Circular e Indústria de Papel e Embalagens: impactos regulatórios, oportunidades tributárias e geração de competitividade

Economia circular na indústria de papel....
Conteúdo completo
Exportação de madeira: setor respira após queda de tarifas

Setor madeireiro respira após revogação das tarifas de 50% nos EUA, mas novo cenário exige cautela

Conteúdo completo
Fabricação de produtos com peças importadas após os cortes tarifários para eletromóveis entrarem em vigor.

Novas oportunidades para a Indústria de Eletromóveis – GECEX aprova cortes tarifários

Fabricação de produtos com peças importadas após os cortes tarifários para eletromóveis entrarem em vigor....
Conteúdo completo
Fábrica de papel afetada pela decisão do Tema 843 do STF.

Tema 843/STF: impactos no custo e na competitividade da Indústria de Papel e Embalagens

Fábrica de papel afetada pela decisão do Tema 843 do STF....
Conteúdo completo
Guia prático sobre as novas regras da conformidade aduaneira em 2026 e a Receita Federal.

2026: o ano da conformidade e a nova postura da Receita Federal

Guia prático sobre as novas regras da conformidade aduaneira em 2026 e a Receita Federal....
Conteúdo completo
Créditos presumidos de ICMS

Créditos presumidos de ICMS e dedutibilidade integral da base do IRPJ e CSLL

Créditos presumidos de ICMS...
Conteúdo completo
Linkedin Instagram Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (42) 98441-5252

DESKS DE APOIO

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (42) 98441-5252

ONDE ESTAMOS

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade

Precisa de ajuda?
Escanear o código