Ir para o conteúdo

HOME

CONTEÚDOS

NA MÍDIA

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

HOME

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

  • Tahech Advogados | Direito Empresarial | 27 anos de experiência
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Na mídia
  • Contatos
  • Área do Cliente

Entenda: Estados contestam no STF a limitação para recolhimento do ICMS DIFAL

  • Publicado em: 18/04/2022

O ICMS DIFAL é exigido em operações envolvendo mercadoria destinada a outro estado, com consumidor final não contribuinte do imposto. A cobrança desse diferencial ganhou fundamento jurídico com a introdução na Constituição pela EC 87/15 e depois passou a ser regulamentada pelo Convênio Confaz nº 93/15.

Em 2021, no entanto, o STF declarou inconstitucionais certas cláusulas do referido convênio e decidiu que, a partir de 1º de janeiro de 2022, o tema deveria estar regulamentado por meio de lei complementar, o que foi realizado com LC 190/22.

Como a LC 190 foi editada em 04 de janeiro 2022, a melhor doutrina e jurisprudência passaram a consignar que o diferencial de ICMS somente poderia ter o recolhimento exigido após 90 dias e em 2023, por força da anterioridade nonagesimal e anual. 

Irresignados, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos (Sindisider) o estado de Alagoas e mais recentemente o estado do Ceará ajuizaram, respectivamente, as ADIN´s 7.066, 7.075, 7.070 e 7.078.

Em suma, sustentam que os estados contribuintes vêm recolhendo o imposto há anos e que o embargo à exigência do DIFAL do ICMS limita a competência e a capacidade tributária dos estados, em violação ao pacto federativo.

No mais, a medida afrontaria a decisão do STF no julgamento da ADI 5.469 e do Recurso Extraordinário (RE) 1.287.019, com repercussão geral (Tema 1.093), em que se impôs a edição de lei complementar para compensação de diferenças do ICMS. Segundo os estados, a edição da Lei 190/2022 teve cunho meramente formal, sem intervir nas alíquotas ou alterar as relações tributárias já estabelecidas.

Por fim, apontam o impacto da lei complementar nas contas estaduais, com a imposição de limite temporal para a cobrança do DIFAL do ICMS, que seria de 90 dias após a entrada da lei em vigor e apenas no ano de 2023 (anterioridade anual). Assim, os estados defendem que o diferencial de alíquota de ICMS em operações interestaduais destinadas ao consumidor não contribuinte seja cobrado imediatamente, a partir da publicação da lei.

Diante da relevância da matéria constitucional em discussão e de seu significado para a ordem social e a segurança jurídica, o relator da ação, Ministro Alexandre de Moraes, dispensou a análise da medida liminar na ADIN 7.078 e determinou que a ação seja julgada em definitivo, juntamente com as outras três sobre o mesmo tema.

Foto de Kleber Piscitello Mello

Kleber Piscitello Mello

Bacharel em Direito; Especialista em Direito Tributário; Especialista em Direito Constitucional; Especialista em Direito Administrativo.

Conteúdos semelhantes

Reforma Tributária e o setor madeireiro: o maior risco pode não estar na alíquota — mas no cadastro do seu produto

Conteúdo completo
Reforma Tributária em Eletromóveis

A Reforma Tributária no setor de Eletromóveis: riscos e correções nas Obrigações Acessórias durante a transição

Reforma Tributária em Eletromóveis...
Conteúdo completo

PIS COFINS sobre aparas: PL 1.800/2021 reacende debate e tem potencial de alterar a sistemática de incidência e creditamento definida no Tema 304 do STF

Conteúdo completo
Reforma Tributária na Indústria Madeireira e créditos de CBS

A Reforma Tributária no regime Lucro Presumido para a Indústria Madeireira

Reforma Tributária na Indústria Madeireira e créditos de CBS...
Conteúdo completo
Infográfico sobre as regras do Devedor Contumaz LC 225/2026 e penalidades fiscais.

A Lei Complementar 225/2026 e a caracterização do devedor contumaz

Conteúdo completo
Recuperação de créditos de PIS e COFINS na indústria de papel e embalagens.

Créditos de PIS/COFINS na Indústria de Papel e Embalagens: estratégia tributária em um cenário de transição

Recuperação de créditos de PIS e COFINS na indústria de papel e embalagens....
Conteúdo completo
Linkedin Instagram Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (42) 98441-5252

DESKS DE APOIO

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

SÃO PAULO

Rua Gomes de Carvalho, 1069, Vila Olímpia
Ed. Advanced Tower, 9º andar, sala 92
São Paulo/SP, CEP 04547-004 | (42) 98441-5252

ONDE ESTAMOS

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade

Precisa de ajuda?
Escanear o código