Ir para o conteúdo

HOME

CONTEÚDOS

NA MÍDIA

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

HOME

CONTEÚDOS

CONTATOS

ÁREA DO CLIENTE

  • Tahech Advogados | Direito Empresarial | 27 anos de experiência
  • Áreas de Atuação
  • Conteúdos
  • Na mídia
  • Contatos
  • Área do Cliente

Governo Federal Publica Medida Provisória nº 1.267 para Apoio a Empresas Atingidas por Falta de Energia em SP

  • Publicado em: 21/10/2024

Em 19 de outubro de 2024, o Presidente da República assinou a Medida Provisória nº 1.267, que estabelece medidas emergenciais para apoiar microempresas e empresas de pequeno porte na Região Metropolitana de São Paulo que sofreram prejuízos devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Principais Destaques da Medida Provisória:

Operações do Pronampe: A MP modifica a Lei nº 13.999, de 2020, permitindo que até R$ 150 milhões em recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) sejam utilizados para cobrir operações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) destinadas a beneficiários afetados pela falta de energia em outubro de 2024.

Critérios de Elegibilidade: Para ter acesso aos recursos, as empresas devem comprovar perdas materiais decorrentes da interrupção do fornecimento de energia, conforme regulamentação que será definida pelo Poder Executivo.

Prorrogação e Suspensão de Pagamentos: A MP permite a prorrogação e a suspensão de pagamentos de parcelas por até dois meses para as operações vigentes no Pronampe. A medida garante a manutenção da cobertura do FGO durante esse período.

Destinação dos Recursos Não Utilizados: Caso os recursos destinados a essas operações não sejam utilizados até 31 de dezembro de 2024, eles poderão ser realocados para garantias de novas operações do Pronampe ou devolvidos à União para pagamento da dívida pública.

A nova medida visa mitigar os impactos econômicos da interrupção do fornecimento de energia e apoiar a recuperação das empresas afetadas, fortalecendo a economia local e promovendo a resiliência no setor. A MP entra em vigor imediatamente após sua publicação.

Foto de Alexandre Galvão da Silva

Alexandre Galvão da Silva

Advogado da Área Tributária da Tahech Advogados; Bacharel em Direito; Especialista em Processo Civil.

Conteúdos semelhantes

Tratado global contra a poluição plástica

Tratado global contra a poluição plástica pode abrir novas oportunidades para a indústria de papel e celulose e embalagens

Tratado global contra a poluição plástica...
Conteúdo completo
Construção em madeira

Construção em madeira avança e exige atenção jurídica das empresas do setor 

Construção em madeira...
Conteúdo completo
Gestão consumerista: como reduzir custos em eletromóveis

Gestão Consumerista: reduzir contencioso e custo no setor de eletromóveis Indicadores, priorização por risco e ações preventivas a partir do histórico de demandas

Gestão consumerista: como reduzir custos em eletromóveis...
Conteúdo completo
Mercado de Carbono na Indústria de Papel e Celulose

Mercado de carbono abre nova frente de oportunidades para a indústria de papel e celulose

Mercado de Carbono na Indústria de Papel e Celulose...
Conteúdo completo
Fim da escala 6x1

O fim da escala 6×1 não pode ignorar a operação do varejo

Fim da escala 6x1...
Conteúdo completo
Créditos acumulados na Reforma Tributária

Reforma Tributária acende alerta para créditos acumulados: empresas devem antecipar estratégias de recuperação e compensação tributária

Créditos acumulados na Reforma Tributária...
Conteúdo completo
Linkedin Instagram Facebook

UNIDADE PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

UNIDADE SÃO PAULO

Rua Fidêncio Ramos, 195, Vila Olímpia
12º andar, cj 124, Ed. Atrium V
São Paulo/SP, CEP 04551-010 | (42) 98441-5252

DESKS DE APOIO

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Paloma Maria Turkot Pieta ([email protected]): Advogada e DPO da Tahech Advogados

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de Privacidade

Linkedin Instagram Facebook

PARANÁ

Rua Primavera, 231, Cidade dos Lagos
Cilla Corporate Tower, 3º andar
Guarapuava/PR, CEP 85051-070 | (42) 98441-5252

SÃO PAULO

Rua Fidêncio Ramos, 195, Vila Olímpia
cj 124, Ed. Atrium V, 12º andar, sala 164
São Paulo/SP, CEP 04551-010 | (42) 98441-5252

ONDE ESTAMOS

Amazonas/BR
Distrito Federal/BR
Rio de Janeiro/BR
Rio Grande do Sul/BR
Santa Catarina/BR
Orlando/EUA

CONHEÇA A TAHECH

Quem somos

Nossa Equipe

Contato

Trabalhe Conosco

Todas as imagens deste site foram produzidas internamente, representando fielmente nossas instalações e equipe. 

Paloma Maria Turkot Pieta ([email protected]):
Advogada e DPO da Tahech Advogados

Todos os direitos reservados © 2023 Tahech Advogados
Política de privacidade

Precisa de ajuda?
Escanear o código